Cerca de 400 mil trabalhadores nascidos em maio que solicitaram o auxílio emergencial por meio do aplicativo Caixa / Auxílio Emergencial ou do site da Caixa Econômica Federal (caixa.gov.br) — e foram incluídos em um lote extra de benefícios liberado em maio — poderão sacar o valor da primeira parcela em dinheiro nesta sexta-feira (10).
Os beneficiários do auxílio emergencial são trabalhadores informais, autônomos, microempreendedores individuais (MEIs) e desempregados sem seguro-desemprego que não são beneficiários do Bolsa Família e tiveram queda na renda mensal e familiar por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2).
Essas pessoas tiveram os pedidos processados e liberados tardiamente pela Dataprev , empresa de processamento de dados do governo federal, a quem cabe analisar os pedidos e liberar os pagamentos para a Caixa.
A ajuda do governo federal foi depositada em contas poupanças sociais digitais abertas pela Caixa exclusivamente em nome dessas pessoas . Em 16 de maio, o banco fez o depósito para 2,4 milhões de trabalhadores nascidos de janeiro a junho. Em 17 de maio, creditou o auxílio para outros 2,5 milhões de nascidos de julho a dezembro. A quantia, porém, não podia ser retirada em espécie.
Você viu?
Num primeiro momento, foi permitido apenas movimentar a conta pelo aplicativo Caixa Tem : quitação de boletos (água, luz e telefone, por exemplo) ou pagamento de compras em farmácias, lojas e supermercados (via QR Code , emparelhando o celular com a maquininha de pagamento do estabelecimento comercial, ou por meio da geração de um cartão de crédito virtual ).
Os beneficiários tiveram que aguardar até agora para fazer a retirada em dinheiro, de acordo com o mês de nascimento. Para isso, é preciso seguir o calendário abaixo.
Vale lembrar que as transferências bancárias para outras contas também só são permitidas de acordo com o cronograma a seguir.
Cronograma de saques e transferências
- Nascidos em janeiro - 06/07;
- Nascidos em fevereiro - 07/07;
- Nascidos em março - 08/07;
- Nascidos em abril - 09/07;
- Nascidos em maio - 10/07;
- Nascidos em junho - 11/07;
- Nascidos em julho - 13/07;
- Nascidos em agosto - 14/07;
- Nascidos em setembro - 15/07;
- Nascidos em outubro - 16/07;
- Nascidos em novembro - 17/07; e
- Nascidos em dezembro - 18/07.
Ainda não há data estipulada para o pagamento da segunda parcela aos trabalhadores incluídos no lote extra.