Objetivo da venda das refinarias da Petrobras é estimular a competição
Divulgação/Petrobras
Objetivo da venda das refinarias da Petrobras é estimular a competição


A Petrobras deve vender, a partir de junho deste ano, metade de suas refinarias. A informação foi divulgada nesta terça-feira (16) pela própria empresa, durante uma reunião com membros da equipe do governo federal. 

Leia também: Ministro diz que governo não pretende alterar política de preços da Petrobras

Segundo o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, o objetivo da venda de 50% das refirnarias da Petrobras é reduzir a participação da empresa no setor para estimular a concorrência. No total, a estatal conta com 13 refinarias, com capacidade de processar 2,2 milhões de barris de petróleo por dia.

A medida faz parte também da estratégia já anunciada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes , de promover um choque de energia barata. Atualmente, a Petrobras concentra 99% do mercado de refino.

Leia também: Por decisão do governo, Petrobras corta patrocínio de 13 projetos culturais

Para colocar em prática o projeto, a empresa deve apresentar um plano ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) seu plano ainda neste mês. O projeto do processo de venda das refinarias deve ser estruturado de modo que impeça a formação de monopólios regionais, ou seja, que uma parte significativa dos ativos fique nas mãos de um mesmo investidor.

Segundo Castello Branco , a estratégia da petroleira é se concentrar nas atividades de exploração e produção, principalmente no pré-sal. Analistas temiam que o episódio em torno da interferência do governo no reajuste do diesel pudesse prejudicar as negociações para se desafazer de parte do portfólio da companhia.

Ontem, o governo tentou minimizar danos e deixar para trás qualquer interpretação de que a gestão Bolsonaro possa adotar uma política intervencionista anunciando, inclusive, um  pacote de medidas para os caminhoneiros .

Com o anúncio, o mercado financeiro reagiu bem:  diante dos incentivos à categoria as ações preferenciais da Petrobras (sem voto), que chegaram a  cair mais de 8% no dia da intervenção de Bolsonaro, fecharam a terça-feira (16) com alta de 3,05%, e as ordinárias (com voto), de 3,57%. A Bolsa encerrou em alta de 1,34%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!