São Paulo terá feriados antecipados a partir desta sexta (26) para tentar conter o avanço da Covid-19
Governo do Estado de São Paulo
São Paulo terá feriados antecipados a partir desta sexta (26) para tentar conter o avanço da Covid-19

Buscando reduzir a circulação de pessoas e a disseminação do novo coronavírus, São Paulo antecipará cinco feriados municipais de 2021 e 2022 a partir desta sexta-feira (26) , restringindo ainda mais os serviços disponíveis à população, já afetados pela fase emergencial do Plano São Paulo .

A fase emergencial, por enquanto, vai até 30 de março, mas o governo do estado de SP já admite a possibilidade de ampliar esse período por mais 15 dias.

Em todo o estado, está determinado durante os feriados antecipados toque de recolher nos 645 municípios todos os dias, entre 20h e 5h. Também fica vetado o acesso a parques e praias. Há proibição completa a qualquer tipo de aglomeração, e o uso de máscaras deve ser intensificado em qualquer ambiente interno ou externo de acesso público.

Saúde

Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos. O mesmo ocorrerá nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), no Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) na Zona Leste.

As Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas como "de alto custo", também manterão o atendimento dentro do expediente rotineira durante o período. As únicas exceções serão as unidades farmacêuticas Dose Certa, que não terão atividades nestas datas.

A dinâmica de funcionamento dos postos de doação da Fundação Pró-Sangue pode ser conferida no site da instituição: www.prosangue.sp.gov.br .

Educação

A Secretaria de Estado da Educação informa que a rede estadual de ensino antecipou seus recessos escolares até 28 de março. Entre os dias 29 de março e 1º de abril, para os municípios em que foram decretados feriados, não haverá aulas.

Você viu?

No entanto, o Centro de Mídias da Educação de SP (CMSP) vai manter aulas inéditas, com revisão das habilidades trabalhadas no primeiro bimestre letivo, para os municípios onde não há feriado. A Pasta ressalta que nenhum aluno será prejudicado, pois as aulas ficarão no Repositório, disponível no aplicativo com dados patrocinados.

Detran

Nos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), além do aplicativo Poupatempo Digital, o cidadão pode acessar a qualquer momento mais de 70 opções de serviços online do departamento estadual de trânsito de São Paulo.

O Detran.SP ampliou em 72% a quantidade de serviços digitais disponíveis, saindo de 43 para 74, na comparação com 2019. O objetivo é oferecer ao cidadão tecnologia e soluções inovadoras que tragam comodidade e autonomia. Entre os mais solicitados, estão a renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículo.

As seis unidades do Detran.SP na capital, localizadas dentro dos postos do Poupatempo , permanecerão fechadas para atendimentos presenciais enquanto durar a fase emergencial do Plano São Paulo. A medida é necessária devido à adoção de ações mais restritivas tomadas pelo Governo de São Paulo para evitar novos casos de contaminação pelo coronavírus. A entrega ou retirada emergencial de qualquer documento está sujeita ao calendário de funcionamento do Poupatempo.

Poupatempo

Os 82 postos do Poupatempo em todo o Estado permanecerão fechados enquanto durar a fase emergencial do Plano São Paulo .

Nos canais digitais, por meio do portal – www.poupatempo.sp.gov.br e no aplicativo Poupatempo Digital, estão mantidos os atendimentos online. Hoje o cidadão conta com 130 tipos de serviços, incluindo os do Detran.SP, como segunda via e renovação da CNH, transferência de veículo, transferência, licenciamento, consulta de IPVA, atestado de antecedentes criminais, seguro-desemprego, carteira de trabalho, serviços da Sabesp, CDHU, educação, saúde, entre outros.

Em caso de dúvidas sobre o funcionamento do Poupatempo, bem como dos serviços oferecidos, basta acessar o canal Fale Conosco, no site e app, que também continuará funcionando normalmente.

Caixa e outros bancos

Durante os feriados antecipados, os bancos não poderão funcionar. A única exceção é feita à Caixa Econômica Federal , que atenderá exclusivamente beneficiários de programas sociais , como o Bolsa Família, em esquema diferenciado e número reduzido de agências abertas.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários