Em maio, o Copom interrompeu uma sequência de quedas da Selic e manteve a taxa em 6,5% ao ano, numa decisão que surpreendeu o mercado financeiro
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Em maio, o Copom interrompeu uma sequência de quedas da Selic e manteve a taxa em 6,5% ao ano, numa decisão que surpreendeu o mercado financeiro

Pela quarta vez seguida, o Banco Central (BC) não alterou os juros básicos da economia. Nesta quarta-feira (19), por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic em 6,5% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.

Leia também: Estimativa para a inflação chega a 4,09% e a do PIB cai para 1,36%, aponta Focus

Com a decisão do Copom , a Selic continua no menor nível desde o início da série histórica do BC, em 1986. De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% em julho de 2015. Voltou a cair em outubro de 2016 até que chegasse a 6,5% ao ano em março de 2018.

Em comunicado, a entidade informou que o nível de ociosidade da economia contribui para manter a inflação em níveis baixos. O texto, no entanto, ressaltou que poderá subir os juros caso aumentem os riscos de frustração de reformas estruturais que reduzam o déficit nas contas públicas e de instabilidade na economia internacional.

“O Copom reitera que a conjuntura econômica ainda prescreve política monetária estimulativa, ou seja, com taxas de juros abaixo da taxa estrutural. Esse estímulo começará a ser removido gradualmente caso o cenário prospectivo para a inflação no horizonte relevante para a política monetária e/ou seu balanço de riscos apresentem piora”, destacou a nota.

Em maio, o BC interrompeu uma sequência de quedas da Selic e manteve a taxa em 6,5% ao ano, numa decisão que surpreendeu o mercado financeiro. Na ocasião, o BC alegou que a instabilidade internacional, que se manifestou na valorização do dólar nos últimos meses, influenciou a decisão.

Leia também: Projeção para o déficit das contas públicas cai para R$ 141 bilhões neste ano

A Selic é o principal instrumento do BC para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o IPCA acumula 4,19% nos 12 meses terminados em agosto, abaixo do centro da meta de inflação, que é de 4,5%.

Até 2016, o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelecia meta de inflação de 4,5%, com margem de tolerância de 2 pontos, podendo chegar a 6,5%. Para 2017 e 2018, o CMN reduziu a margem de tolerância para 1,5 ponto percentual. A inflação, portanto, não poderá superar 6% neste ano, e nem ficar abaixo de 3%.

Opinião dos especialistas

Na avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a manutenção da Selic pelo Copom se justifica pelo comportamento e as expectativas em relação à inflação
Shutterstock
Na avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a manutenção da Selic pelo Copom se justifica pelo comportamento e as expectativas em relação à inflação

Para o presidente em exercício da Associação Comercial de São Paulo ( ACSP ), Roberto Mateus Ordine, a decisão do Copom foi acertada - mas faltam mais ações da autoridade monetária para diminuir os juros para a pessoa física, que estão em 30,5% ao ano.

“Precisamos que o Banco Central atue mais intensamente junto ao mercado financeiro para aumentar a concorrência entre os bancos e reduzir os compulsórios, a fim de diminuir os juros para pessoa física, que ainda estão muito altos, aproximando-os assim do juro básico da economia”, explicou.

Leia também: Prévia do PIB obtém crescimento de 0,57% em julho, aponta Banco Central 

Você viu?

Na avaliação da Confederação Nacional da Indústria ( CNI ), a manutenção da Selic se justifica pelo comportamento e as expectativas em relação à inflação. De acordo com a entidade, as atuais oscilações do câmbio são associadas às incertezas sobre o processo eleitoral e não se constituem ameaças a essa dinâmica.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, destaca, no entanto, que a queda nos juros é necessária para a recuperação mais robusta da atividade econômica, com crescimento do consumo e dos investimentos. “A manutenção dos juros em níveis baixos depende sobretudo do ajuste das contas públicas no longo prazo com o novo governo”, avaliou.

Projeções: inflação e Selic

No relatório divulgado em junho pelo BC, a autoridade monetária estimou que o IPCA encerrará 2018 dentro da meta, o que explica a decisão do Copom de manter a Selic no mesmo patamar
Shutterstock
No relatório divulgado em junho pelo BC, a autoridade monetária estimou que o IPCA encerrará 2018 dentro da meta, o que explica a decisão do Copom de manter a Selic no mesmo patamar

No Relatório de Inflação divulgado no final de junho pelo BC, a autoridade monetária estimou que o IPCA encerrará 2018 em 4,2%. De acordo com o boletim Focus , pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 4,09%.

Do fim de 2016 ao fim de 2017, a inflação começou a diminuir por causa da recessão econômica, da queda do dólar e da supersafra de alimentos. Os índices haviam voltado a cair no início deste ano, afetados pela demora na recuperação da economia, mas voltaram a subir depois da greve dos caminhoneiros.

Leia também: Inflação que reajusta os aluguéis, IGP-M já acumula alta de 9,83% em 12 meses

Ainda de acordo com o boletim Focus desta semana, o mercado financeiro manteve as projeções para o IPCA estáveis para os próximos anos. Em 2019, o indicador deve permanecer em 4,11%; para 2020, em 4%; e para 2021, em 3,92%.

A publicação também faz projeções periódicas para a Selic . Em relação a 2019, a taxa básica de juros da economia deve subir e encerrar o período em 8% ao ano. Para 2020 e 2021, no entanto, a estimativa é de que a Selic seja, respectivamente, de 8,13% e 8%.

A decisão do Copom na prática

Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo - mas precisa estar seguro de que os preços não correm risco de subir
Shutterstock
Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo - mas precisa estar seguro de que os preços não correm risco de subir

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o BC segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Leia também: Economia brasileira cai 0,5% no trimestre encerrado em julho, diz Monitor do PIB

Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.


*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!