A Federação Única dos Petroleiros (FUP) emitiu nota nesta sexta-feira (30) saudando as indicações do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a presidência da Petrobras e o Ministério de Minas e Energia .
Lula anunciou que o novo presidente da estatal será o senador Jean Paul Prates (PT-RN), e o ministro de Minas e Energia será Alexandre Silveira (PSD-MG). Segundo a FUP, as escolhas acendem uma "chama de esperança, sustentada pelo compromisso desse novo governo com o povo brasileiro e a soberania nacional".
"Jean Paul Prates vem participando das lutas em defesa da Petrobras , além de ter uma visão crítica sobre o Preço de Paridade de Importação (PPI), implementado no governo de Michel Temer, em outubro de 2016", comemora Deyvid Bacelar, coordenador-geral da FUP .
Bacelar destaca ainda como ponto positivo o fato de Prates e Silveira serem colegas no Congresso e defenderem "pautas importantes para a população brasileira".
A posição contrária à privatização da Petrobras também é celebrada pelo coordenador-geral da FUP. "Prates entende que a Petrobras é também um instrumento de mudança social, além de ter vasta experiência nas áreas de petróleo e gás e de energia renovável e meio ambiente", ressalta o dirigente sindical. As críticas à política atual da Petrobras, em que os preços dos combustíveis seguem a variação internacional do petróleo, também agradam aos petroleiros.