Perdeu prazo para sacar abono do PIS/Pasep? Veja como receber em 2023

Abono salarial do PIS/Pasep

Terminou nesta quinta-feira (29) o prazo para sacar o abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base de 2020. Quem não fez o saque neste ano, porém, não perde o dinheiro. É possível sacá-lo em 2023, mas é necessário fazer uma solicitação.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Solicitação

Para sacar o abono de até R$ 1.212 em 2023, é preciso abrir um recurso administrativo junto ao Ministério do Trabalho e Previdência. A pasta, então, analisa cada caso e libera o valor para o trabalhador em até 30 dias.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quando solicitar o recurso?

O período para pedir o saque fora do prazo regular é o mesmo em que tem início o saque do ano-base de 2021, em 15 de fevereiro de 2023. A partir desta data, é possível fazer a solicitação. Vale lembrar que o abono fica disponível por 5 anos, ou seja, que não quiser entrar com recurso em 2023 pode fazer isso até 2027.

Márcia Foletto/Agência O Globo

Como solicitar o recurso?

O recurso pode ser solicitado presencialmente, em uma das unidades do Ministério do Trabalho e Previdência, pela Central Alô Trabalhador, no telefone 158, pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital, ou pelo email trabalho.uf@economia.gov (é necessário trocar "uf" pela sigla do estado onde o trabalhador mora, como "sp" ou "rj", por exemplo).

shutterstock

Quem tem direito ao abono?

Têm direito ao benefício os trabalhadores da iniciativa pública e privada que receberam até dois salários mínimos mensais, em média, durante o ano de 2020, que estão inscritos no PIS (setor privado) ou no Pasep (setor público) há pelo menos cinco anos e cujos empregadores tenham informado os dados corretamente ao governo.

José Cruz/ Agência Brasil

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Lorena Amaro

Siga também o perfil geral do Portal iG

Lorena Amaro