entrevista de emprego
shutterstock
Estudar a empresa é essencial para o sucesso em uma entrevista de emprego

Participar de uma seleção de emprego e responder aos questionamento do recrutador nem sempre é uma tarefa fácil. Pontos como o nervosismo, o desconhecimento da vaga e empresa e a falta de confiança podem prejudicar a desenvoltura do candidato.

Não há uma receita pronta de como ser contratado para a vaga dos sonhos , mas o preparo para a devida apresentação é essencial na  entrevista de emprego .

Então, nada de decorar respostas prontas, mentir ou se empolgar e falar demais. Para o resultado positivo em uma entrevista, é preciso ser verdadeiro e saber a medida certa para transmitir confiança ao recrutador.

As 5 perguntas mais difíceis de uma entrevista de emprego: saiba o que responder

O Brasil Econômico selecinou as vinte perguntas mais clássicas de seleções no Brasil. Veja como respondê-las para elevar suas chances de contratação . As dicas são de Luciana Carreteiro , coach executiva especialista em desenvolvimento de alta performance 

para liderança.

1) Me fale um pouco de você

Essa é uma pergunta muito comum no início da entrevista de emprego. O recrutador quer saber mais sobre você e também a forma de se apresentar . A dica é responder essa pergunta em no máximo 3 minutos, evite falar demais.

Quanto custa procurar emprego? Candidatos gastam, em média, R$ 350 por mês

O entrevistado pode listar fatos importantes e relevantes em sua carreira profissional , por exemplo. A ordem cronológica é um fator chave, pincelando do mais atual ao menos atual.

2) Quais são as suas qualidades?

Aqui é a oportunidade de falar um pouco de seus pontos fortes . Mas, lembre-se, você não deve apenas fazer uma lista. É importante exemplificar as situações em que precisou utilizar as qualidades citadas.

3) E quais as suas fraquezas?

Nessa pergunta muitas pessoas mentem. Mas, ser verdadeiro é essencial em uma seleção, até porque todo mundo tem fraquezas e defeitos. O importante aqui é demonstrar que você se conhece o suficiente e sabe como trabalhar para minimizar esses aspectos.

Melhor não: 4 perguntas que nunca devem ser feitas em uma entrevista de emprego

O recrutador quer saber sobre o autoconhecimento quando pergunta sobre fraquezas, seja sincero.

4) O que você tem para oferecer face aos restantes dos candidatos?

Nessa pergunta o candidato não tem que tecer críticas ao seu concorrente. Até porque ele pode nem saber com quem está disputando a vaga. É importante enaltecer as suas qualidades e falar com o foco no que você tem de bom e não no que o outro tem de ruim.

5) Cite um momento em que cometeu um erro

entrevista
shutterstock
Pediro que o entrevistado cite um erro cometido é comum nas entrevistas de emprego no Brasil

Muitas vezes, os entrevistados se desesperam quando precisam falar de pontos baixos. Mas é justamente nessas perguntas que o recrutador observa qualidades. Você precisa falar do seu erro acompanhado do aprendizado que ele gerou.

Além de boas respostas: 9 atitudes para evitar durante a entrevista de emprego

O caminho da melhor resposta é justamente esse, apresentar o bom proveito de um erro . De que forma ele mudou as suas ações depois e impactou a sua carreira? É bom pensar nisso e se preparar.

6) Quais são os seus hobbies?

Essa é uma pergunta que parece mais leve, mas ela tem igual importância. Muitas vezes, o recrutador a utiliza mais no fim da entrevista para analisar se o que você está falando se assemelha ao restante do que já foi dito. Por isso, a dica é ser super transparente e alinhar a sua personalidade com os seus hobbies.

7) Por qual motivo você está interessado em trabalhar para a nossa empresa?

Aqui vai ser muito necessário que o candidato tenha pesquisado sobre a empresa . É preciso destacar os pontos que te levaram a se candidatar a vaga.

Um ponto que deve ser evitado nesse tópico é mencionar a questão financeira, justamente o salário.É importante enaltecer as qualidades do seu futuro trabalho e falar sobre os desafios que ele pode te trazer.

8) Porque você quer deixar a sua atual empresa?

Muitas vezes, o recrutador não está realmente interessado nos seus motivos para deixar a sua empresa atual. Mas, a pergunta é direcionada ao candidato para testar a sua ética .

Seu currículo é avaliado em 8 segundos; saiba quais palavras podem te ajudar

 Portanto, evite falar mal de seu antigo emprego. Os entrevistadores sabem que o comportamento é algo que tende a se repetir , então se você fala mal da antiga empresa, é provável que em uma situação negativa, também fale mal do futuro trabalho.

Comente sobre os novos horizontes , desafios e construção de futuro profissional.

9) O que te faz levantar da cama de manhã?

entrevista
shutterstock
Especialista indica que algumas perguntas são feitas para que o candidato demonstre confiança em si

Essa é uma pergunta mais pessoal, não há certo e errado. Mas a dica é tentar não filosofar tanto. Fale um pouco de você, das suas metas . Ele quer entender os seus motivadores. O candidato pode falar de algo pessoal ou profissional. O mais importante é que seja uma resposta construtiva .

10) Qual o seu principal fracasso até hoje?

Como já mencionado, as perguntas de autoconhecimento são comuns. A dica é passar a ideia ao entrevistador que você reconhece o fracasso e aprendeu com ele.

11) Como você explica o tempo que ficou fora do mercado de trabalho?

Em algumas entrevistas, muitos candidatos passaram meses e até anos desempregados. Quando finalmente conseguiram a oportunidade de participar de uma nova seleção, não é o momento de ser pessimista. É importante ser verdadeiro, mas você não deve se vitimizar .

Demonstre que é protagonista da sua história e não se coloque para baixo. A resposta precisa ser positiva e o candidato precisa falar do aprendizado durante o tempo desempregado. É importante demonstrar que sabe tirar o melhor proveito de cada situação.

12) Qual foi o último livro que leu por diversão?

Mais uma vez. Seja honesto nas respostas. Se faz três anos que você leu o último livro, diga a verdade. O mais importante nessa pergunta é conectar a temática do livro com a sua rotina de trabalho, principalmente em situações de liderança ou que tenha a ver com a vaga pretendida.

13) Me fale um momento em que discordou do seu chefe.

A dica é que o entrevistado demonstre como argumentou diante da situação de discordância do chefe. Não importa qual era o assunto debatido, mas é crucial ser enfático ao demonstrar o seu jogo de cintura com o seu superior.

14) Como é que você lida com situações difíceis?

entrevista
shutterstock
Pergunta clássica visa que o candidato mostre sua capacidade de resiliência

Essa pergunta quer entender o seu nível de resiliência . É preciso apresentar que você consegue dar a volta por cima nessa situações. É importante dar algum exemplo que aconteceu, nunca só fazer listas ou responder sim ou não. Fale de uma situação.

15) Onde é que se vê daqui a 10 anos?

Essa é uma das perguntas mais comuns em seleções. Você não necessariamente precisa dizer que quer estar na empresa ocupando a vaga pretendida. Pode ir além e falar sobre a sua visão de longo prazo contextualizando com a sua carreira. É legal mencionar seu plano profissional, sendo específico, inclusive, com visão objetiva.

16) Se eu ligar para o seu antigo chefe neste momento e perguntar sobre o que você precisa melhorar. O que é que ele diria?

Saber responder a essa pergunta demonstra maturidade e o quanto você se preocupa em pedir feedback ao trabalhar em uma empresa. É importante estar seguro ao responder perguntas sobre melhoria profissional. Isso demonstra que você está aberto a ouvir críticas
construtivas.

17) Fale-me sobre a sua maior conquista.

Nesse momento, você tem a oportunidade de enaltecer a sua história profissional, sem exagerar. O recrutador quer entender o que motiva o candidato , os seus resultados e as principais projetos bem-sucedidos.

18) Descreva uma situação em que você teve que convencer pessoas.

O foco aqui é falar sobre o seu poder argumentativo em uma conversa para convencer alguém no ambiente de trabalho. O recrutador não está interessado no conteúdo do debate, então, não precisa prolongar e contar toda a situação. Foque em como utilizou artifícios para mudar a opinião de alguém.

19) Quais perguntas você gostaria de me fazer?

entrevista
shutterstock
Pense em pelo menos três perguntas antes de ir para a entrevista de emprego

Preste atenção nessa pergunta. O recrutador, geralmente, não está perguntando se você quer ou não fazer as perguntas. Ele já está colocando de uma forma de que é importante que o entrevistado pergunte. Por isso, tenha sempre três perguntas inteligentes em mente

Evite questionamentos de salário nesse momento, até porque isso é resolvido com os Recursos Humanos. A pergunta pode ter a ver com o desafio da vaga , sobre o que não deu certo com o antigo colaborador. É um momento importante para tirar algumas dúvidas,
entreviste o recrutador com bom senso.

20) Por último, quase sempre há uma pergunta surpresa.

Essa é uma tendência de novos formatos de entrevista de emprego. Por exemplo, o recrutador pode perguntar quantas cadeiras existem no Brasil. O relevante nesse momento é você não perder a calma .

É mais um teste para saber como você age em situações sob pressão . Não responde que não sabe, sempre diga alto. Não há certo ou errado até porque não se tem como mensurar isso. Abrace o desafio e não se afaste dele.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários