Saber responder as perguntas de uma entrevista de emprego usando exemplos pode ajudar o candidato a se sair bem
shutterstock
Saber responder as perguntas de uma entrevista de emprego usando exemplos pode ajudar o candidato a se sair bem

Quem nunca saiu de uma entrevista de emprego com a certeza de que deveria ter se preparado melhor para as perguntas feitas? Até mesmo o profissional mais experiente e apto para tal função pode ficar nervoso na hora de falar com o recrutador e, assim, colocar tudo a perder.

Leia também: 5 frases que não devem ser ditas nunca em uma entrevista de emprego

Ao ser avaliado cara a cara, é imprescindível conseguir passar a melhor impressão relacionadas ao comportamento e habilidades técnicas para conseguir a vaga.

“Durante a entrevista de emprego , é extremamente importante ter condições de passar o conhecimento que tem, e se não tem muito conhecimento, precisa demonstrar que é uma pessoa interessada e comprometida por meio de sinais comportamentais”, afirma Bárbara Alves, Coordenadora de Recursos Humanos da Luandre.

Mesmo sabendo disso, nem sempre tudo sai como o planejado. Segundo os recrutadores, quando o candidato se depara com perguntas que não estava pronto para responder é normal que as respostas sejam desencontradas e fica nítido o despreparo.

“Normalmente as pessoas têm facilidade para falar sobre como eram suas tarefas no trabalho anterior, sobre suas rotinas, mas acaba travando em perguntas básicas que servem para avaliar o comportamento do entrevistado”, explica Lucas Oggiam, diretor da Michael Page e Page Personnel.

Por não saber exatamente qual seriam as respostas que o recrutador gostaria de ouvir , já que muitas vezes elas dependem do tipo de cargo para a qual a entrevista se destina, Oggiam reconhece que é natural que o candidato fique em dúvida sobre o que dizer.

Para ajudar a se preparar para essa etapa do processo seletivo, aí vão algumas dicas dos recrutadores de como responder as perguntas mais difíceis das entrevistas de emprego .

1 - Fale um pouco sobre você

Na hora de falar sobre você selecione as experiências profissionais mais relevantes
shutterstock
Na hora de falar sobre você selecione as experiências profissionais mais relevantes

Por mais simples que possa parecer, falar sobre si mesmo pode ser uma armadilha . Além de não saber por onde começar ou como organizar o que é ou não relevante ser dito, o candidato também pode ficar perdido e começar a relatar o currículo inteiro - o que não é recomendado, afinal, o recrutador certamente já conhece essas informações.

Neste caso, o ideal é focar em duas ou três experiências que possam servir como um exemplo de quem você é. Ter sempre em mente que devem ser escolhidos os fatos que seriam relevantes e do interesse da empresa que irá te contratar é a chave do sucesso.

2 - Por que você foi demitido?

Demissões acontecem. Os entrevistadores sabem disso, então não há necessidade de mentir. Esqueça o termo “demissões em massa”, se esse não for exatamente seu caso.

Ser o mais honesto possível é o caminho. Afirmar que você e a empresa estavam alinhados e que a companhia entendeu que era melhor continuarem sem você não é algo ruim se você souber como dizer isso.

Você viu?

Aproveite para pensar no que você aprendeu dessa experiência e como tenta aplicar esse aprendizado em sua vida. Honestidade , capacidade de reconhecer os erros e tirar uma lição deles são características positivas e raras entre os candidatos.

Leia também: O telefone tocou! Como se preparar para a entrevista de emprego?

3 - Quais são seus pontos positivos e negativos?

Prefira citar características técnicas na hora de apontar pontos positivos e negativos durante a entrevista de emprego
shutterstock
Prefira citar características técnicas na hora de apontar pontos positivos e negativos durante a entrevista de emprego

Por mais que algumas empresas já deixaram de fazer essa pergunta por acharem “batida”, algumas corporações mais tradicionais ainda continuam querendo testar os candidatos a partir de como eles definem suas fortalezas e fraquezas.

Uma dica é pensar na vaga e relacionar características técnicas , no lugar de comportamentais. Dizer que é bom em tal atividade, sabendo que isso seria benéfico para o cargo que está sendo disputado pode ser um jeito de não se comprometer.

Nessas situações, vale usar exemplos e evitar respostas clichês , como o famoso “perfeccionismo”, na hora de elencar os pontos negativos.

Nesse momento, o entrevistador quer avaliar o autoconhecimento e a honestidade. Entretanto, não é preciso assumir, por exemplo, que não consegue cumprir prazos ou é atrasado. O ideal é dizer sobre atitudes que podem ser melhoradas e que já estão sendo trabalhadas.

4 - Por que nós deveríamos te contratar?

Hora de “vender o peixe”. Com cuidado para não parecer arrogante, é preciso dizer que é um bom profissional e que tem vontade de fazer parte da equipe da empresa. Mais uma vez os exemplos são bem-vindos.

Para ter um direcionamento sobre o que falar é legal saber mais sobre os valores da empresa para mostrar que além de capaz de produzir bons resultados, o candidato também está está alinhado à cultura da companhia.

5 - Como você lida com desafios ou conflitos?

Tenha em mente alguns exemplos positivos para citar quando o recrutador perguntar sobre desafios e conflitos
shutterstock
Tenha em mente alguns exemplos positivos para citar quando o recrutador perguntar sobre desafios e conflitos

Essa não é exatamente uma pergunta difícil para um profissional experiente. Desafios são enfrentados com frequências, mas às vezes não são reconhecidos.

Por isso, o diferencial é estar preparado para responder esse tipo de questionamento e já ter em mente alguns exemplos para não engasgar quando o recrutador fizer a pergunta.

Citar dois ou três exemplos e dizer como foram solucionados é o que o recrutador realmente quer saber. 

Leia também: Qual o melhor modelo de currículo para a vaga dos seus sonhos? Baixe as opções

“É muito importante, em todas as perguntas, evitar a mentira. Ser transparente é importante não só para passar na entrevista, como também garante que seu tempo de permanência na empresa seja maior”, reforça Oggiam

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!