Na entrevista de emprego é necessário observar atitudes e gestos, além das respostas
shutterstock
Na entrevista de emprego é necessário observar atitudes e gestos, além das respostas

Você se preparou, tinha todas as respostas na ponta da língua, saiu da entrevista de emprego confiante, mas não ficou com a vaga. O que pode ter dado errado? Talvez uma atitude.

Segundo a gerente sênior da Catho, Bianca Machado, a entrevista é um dos momentos mais importantes do processo seletivo e serve para que o recrutador, que já conhece a trajetória profissional do candidato pelo currículo, de observar "aspectos comportamentais". 

Melhor não: 4 perguntas que nunca devem ser feitas em uma entrevista de emprego

Ela afirma que o recrutador "observará aspectos comportamentais , que envolvem desde o conhecimento técnico e postura do candidato, até vestimenta", explica.

Por essa razão, na hora de entrevista de emprego, é importante observar também pequenos gestos que podem ser decisivos na hora de garantir quem ficará com o emprego.

Bianca Machado seleciona nove atitudes e gestos que devem ser evitados na hora do encontro com o recrutador.

5 frases que não devem ser ditas nunca em uma entrevista de emprego

Atitudes

1- Utilizar a roupa inadequada

Segundo Bianca Machado, um candidato antenado com a empresa em que pretende trabalhar deve pesquisar o dress code adotado, ou seja o tipo de roupa utilizado pela maioria dos empregados da empresa.

"No que se refere à vestimenta, é importante conhecer em que segmento a empresa atua,
como uma forma de nortear quão formal ou informal ela é em relação ao visual. Na dúvida,
aposte sempre em combinações que transmitam credibilidade e seriedade profissional", aconselha Bianca

2- Falar muito ou falar pouco

Evite exageros: nada de falar muito, nem pouco durante a entrevista de emprego
shutterstock
Evite exageros: nada de falar muito, nem pouco durante a entrevista de emprego

Para a gerente, é "fundamental" encontrar um equilíbrio na hora de responder cada questionamento. A ansiedade ou a insegurança podem atrapalhar essa boa dosagem. "Perceba os sinais que o recrutador te dá ao longo da entrevista", afirma a especialista.

"Se após você responder uma pergunta o recrutador fizer um novo questionamento para entender melhor a situação exposta, isto pode significar que está falando com pouco nível de detalhe" acrescenta.

5 dicas de ouro para se dar bem em uma entrevista por vídeo

Outra dica de Bianca é é responder apenas o que lhe for perguntado. "Apesar de muito básico, muitos candidatos erram ao se explicarem demais, indo muito além do questionado", diz.

3- Não conhecer a empresa ou a área de negócio em que a empresa atua

Para a gerente da Catho, o candidato deve conhecer missão, valores, clientes, áreas de atuação da empresa  que está contratando. "Saber estas informações não é importante, é essencial!", ressalta.

Você viu?

Para ela, mesmo quando o recrutador não questiona os conhecimentos do candidato sobre a empresa, é importante tomar a atitude e "usar esse espaço de forma espontânea", avalia.

"Afinal, você não deve estar interessado apenas na vaga, mas deve se identificar minimamente com a empresa. A única forma do recrutador perceber que se identifica e que, realmente, gostaria de trabalhar lá é quando você é capaz de fornecer estas informações na entrevista", explica Bianca.

4- Não fazer perguntas

Segundo Bianca Machado, ter "poucas perguntas na manga" ajuda o candidato a demonstrar interesse pela empresa e também confiança. "É, também, a oportunidade que tem para demonstrar todo o seu interesse e avaliar se esta vaga, realmente, é para você", acrescenta. 

Ela lembra que "o momento da entrevista não é um interrogatório". "A entrevista deve ser algo leve, no qual o recrutador avalia se o seu perfil está adequado", avalia.

Comunicação não verbal

5 - Evitar o contato visual 

Olho no olho passa segurança durante entrevista de emprego
shutterstock
Olho no olho passa segurança durante entrevista de emprego

O olho-no-olho diz muito, segundo Bianca. "Olhar para baixo o tempo todo ou desviar o olhar pode demonstrar desinteresse", afirma a gerente. Ela explica que o ideal é prestar atenção na pessoa com quem você está secomunicando,  e que o olho-no-olho transmite sinceridade.

6 - Movimentos negativos com a cabeça

Bianca avalia que balançar a cabeça para os lados é conhecidamente um gesto de
negativa e em contatos profissionais deve ser evitado, a não ser que a mensagem seja mesmo
uma negativa.

7 - Expressões para se evitar

Cuidado com as expressões faciais, ela podem transmitir mensagens na entrevista de emprego
shutterstock
Cuidado com as expressões faciais, ela podem transmitir mensagens na entrevista de emprego

Semicerrar os olhos ou franzir a testa deixa uma pessoa com baixa receptividade ou demonstra não entendimento de algo, segundo a gerente da Catho. "O ideal é sempre deixar o rosto o mais relaxado possível acompanhado de um leve sorriso", ensina.

30 perguntas 'inacreditáveis' feitas em entrevistas de emprego: como responder?

8 - Nada de pernas e braços cruzados

Resistência, proteção, não aceitamento de algo, é essa a mensagem que braços e pernas cruzadas podem passar, segundo Bianca. "O ideal é manter braços ao lado do corpo e pernas cruzadas apenas quando sentado", aconselha.

9 - Postura desleixada

"A postura é super importante para demonstrar seriedade, interesse e receptividade", diz Bianca. Para ela, manter as costas eretas, sentado ou em pé, cabeça erguida e  um bom alinhamento entre pernas e braços é o melhor cartão de visitas para um profissional.


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários