Economia brasileira apresentou expansão de 1,15% em 2018, segundo dados divulgados pelo Banco Central
iStock
Economia brasileira apresentou expansão de 1,15% em 2018, segundo dados divulgados pelo Banco Central


A economia brasileira cresceu 1,15% no ano passado, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Banco Central (BC). As informações são do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), medidor que é considerado uma prévia do resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. 

Esse é o segundo ano consecutivo em que a economia brasileira apresenta expansão. No ano de 2017, o PIB registrou aumento de 1% , encerrando um período de recesão no País. Em 2016, foi registrada retração de 3,5%, depois revista para 3,3% .

Apesar dos resultados da prévia, o resultado oficial do PIB do ano passado  será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) somente em 28 de fevereiro.

O valor ficou abaixo do esperado pelos economistas do mercado financeiro, que projetavam crescimento de 1,30% para o PIB brasileiro em 2018 na última edição do Boletim Focus, também divulgado pelo BC.

Em dezembro, o então Presidente da República, Michel Temer (MDB), declarou que o PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo País, poderia ter atingido crescimento de 3,5%  em 2018 caso a greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio, não tivesse acontecido. A paralisação durou onze dias.

"Este ano, não fora a greve dos caminhoneiros, que criou, eu reconheço, um grande problema, nós iríamos a 3%, 3,5% do PIB. Mas vamos ter ainda ter um PIB positivo de 1,4%, 1,5%, 1,6%, mais ou menos isso", discursou o presidente, na época.

Confira as projeções para a economia brasileira em 2019

Boletim Focus, também divulgado pelo Banco Central, faz outras previsões para a economia brasileira
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Boletim Focus, também divulgado pelo Banco Central, faz outras previsões para a economia brasileira


Sobre o crescimento do PIB em 2019, a estimativa dos analistas de instituições financeiras é de que o PIB do Brasil registre crescimento de 2,50% . A mesma previsão é mantida para os próximos três anos, ou seja, em 2020 , 2021 e 2022. 

Outras projeções para a economia brasileira compõe o último Boletim Focus, divulgado na segunda-feira (11). Segundo o relatório, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País, deve ficar em 3,87%. Já a Selic deve permanecer em 6,5% ao ano, seu mínimo histórico, até o fim de 2019. Para a taxa de câmbio do dólar, a estimativa é que a cotação feche o ano em R$ 3,70.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!