Dos principais papéis que compõem o Ibovespa, apenas os da Vale fecharam o dia com variação positiva (0,29%)
Rafael Matsunaga/Wikipédia
Dos principais papéis que compõem o Ibovespa, apenas os da Vale fecharam o dia com variação positiva (0,29%)

Os investidores reagiram mal à ida do ministro Paulo Guedes, da Economia, à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados para tratar da reforma da Previdência. O Ibovespa, principal indicador de desempenho da Bolsa de Valores (B3), fechou a quarta-feira (3) em queda de 0,94%, a 94.491 pontos, enquanto a cotação do dólar subiu 0,56%, chegando a R$ 3,8790.

Leia também: TCU investiga Paulo Guedes por suposta fraude em fundos de pensão

Dos principais papéis que compõem a carteira do Ibovespa , apenas os da Vale fecharam o dia com variação positiva (0,29%). As ações da Petrobras, do Banco do Brasil e do Itaú terminaram o pregão em queda de 2,65%, 1,12% e 0,65%, respectivamente. Com os discursos de Guedes, tanto o indicador quanto o dólar invertaram as tendências observadas pela manhã.

A participação do ministro na audiência pública  foi marcada por bate-bocas e confusões. Questionado sobre o fracasso do sistema de capitalização adotado no Chile, Guedes se irritou e respondeu, em tom de ironia, que "na Venezuela está melhor". Após a declaração, parlamentares da oposição começaram a gritar e a arruaça só teve fim quando o presidente da Comissão, deputado Felipe Francischini (PSL), interveio pedindo calma e decoro.

O clima de tensão preocupa o mercado, uma vez que o ministro é considerado o principal articulador da reforma no Congresso. Com a recente troca de farpas entre Jair Bolsonaro (PSL) e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) , os investidores não estão confiantes de que o governo é capaz de fazer as negociações necessárias para viabilizar a aprovação da reforma da Previdência.

Entenda os pontos do Ibovespa

De forma resumida, os pontos divulgados no noticiário representam o preço das ações que compõem o  Ibovespa  multiplicado pela quantidade teórica de ações, que é divulgada diariamente pela B3. Anunciar que o Ibovespa encerrou o dia em 94.491 pontos, como aconteceu ontem, é como dizer que um investidor hipotético que queira comprar os mesmos papéis pertencentes ao índice deve desembolsar exatamente R$ 94.491,00.

Essa carteira hipotética de ações é reformulada pela B3 a cada quatro meses, mas a  metodologia do sistema de pontos é a mesma desde a criação do Ibovespa , tendo passado apenas por algumas readequações para facilitar sua divulgação. A última foi em 1997, quando o total de pontos foi dividido por 10. A lista de empresas que integram o índice pode ser consultada a qualquer momento no site oficial da B3.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!