Por que a cotação do dólar importa tanto para nós brasileiros? O Brasil Econômico respondeu essa e outras dúvidas
iStock
Por que a cotação do dólar importa tanto para nós brasileiros? O Brasil Econômico respondeu essa e outras dúvidas

Já não é mais novidade para ninguém que o dólar está em franca valorização em relação ao real há várias semanas. Porém, muitos consumidores acompanham o noticiário sem saber quais os reais impactos que a cotação da moeda americana tem no seu dia a dia. Desde que o brasileiro não tenha uma viagem internacional marcada ou deseje comprar um produto diretamente de outro país, por que a cotação do dólar importa?

Leia também: Saque do fundo PIS/Pasep para todas as idades será liberado na próxima segunda

Para esclarecer essa e outras dúvidas a equipe do Brasil Econômico entrevistou a professora de economia do Ibmec/SP Paula Sauer e preparou um material completo com várias perguntas e respostas sobre os motivos que estão fazendo o dólar se valorizar tanto e sobre as consequências que isso provoca na vida dos brasileiros.

Confira abaixo e deixe suas dúvidas nos comentários:

Fatores externos

Por se tratar de uma moeda estrangeira, a cotação do dólar está diretamente associada a fatores externos ao Brasil que fogem do controle da equipe econômica do governo federal e do Banco Central, instituição responsável por tentar controlar a flutuação do câmbio para que o país tenha bases sólidas para se desenvolver com algum nível de segurança.

De maneira simplificada, a professora Paula Sauer ressalta que "vivemos numa economia globalizada. Uma decisão local pode gerar reflexos em diversas outras sociedades" e faz uma metáfora: "imagine a cena de uma pedrinha jogada em um lago. As ondas se propagam em todas as direções e chegam a quem está nas margens. No caso da economia também. Facilmente somos afetados por decisões tomadas do outro lado do planeta".

Na atual conjuntura, explica a especialista, a desvalorização de moedas de diversos países com economias emergentes como o Brasil "não se deve a um único fator", mas "a possibilidade de um aumento constante da taxa de juros norte-americana, valorizando seus títulos públicos, tende a atrair investimentos que possivelmente teriam se deslocado para as economias emergentes".

Em outras palavras, quando o Banco Central dos Estados Unidos decide subir a taxa de juros do país, como chegou a fazer essa semana, ele transmite uma mensagem ao mercado de que os empresários que desejarem comprar títulos públicos no país teram um retorno maior. Isso faz com que muitos investidores tirem os dólares que estavam investidos no Brasil e levem de volta para os Estados Unidos.

Esse movimento faz com que a oferta de dólares disponíveis por aqui diminua em relação à sua demanda, o que faz o "preço" do dólar subir. Mas o aumento da taxa de juros nos Estados Unidos não explica tudo, como a professora bem lembrou.

Ameaças de Donald Trump também afetam na cotação do dólar aqui no Brasil
PAUL J. RICHARDS / AFP
Ameaças de Donald Trump também afetam na cotação do dólar aqui no Brasil

As ameaças do presidente Donald Trump de entrar numa guerra comercial com a China, taxando produtos chineses e de outros lugares do mundo para "proteger" as empresas americanas, também afetam a cotação da moeda já que o mercado teme as consequências de ações e reações intempestivas e, sem conseguir prever o futuro, tende a fazer escolhas por investimentos mais seguros, notadamente, em economias mais estáveis e consolidadas do que o Brasil.

Fatores internos

Para que o Brasil represente uma economia estável, com potencial de crescimento, representando um bom potencial de investimento e, portanto, atraindo dólares e outras moedas estrangeiras para o país, o governo federal precisa se esforçar bastante. Não é à toa que, após governos com apelos mais populares, o presidente Michel Temer resolveu liderar uma agenda de políticas bastante impopulares para tentar "agradar o mercado".

A agenda de Temer, porém, fracassou em grande parte. Reformas como a da Previdência consideradas importantes para colocar as contas públicas em dia e demonstrar ao mercado que o governo será capaz de honrar os pagamentos de seus "empréstimos" não avançaram e os investidores já perceberam que não há uma perspectiva de que isso acontecerá no curto prazo. Dessa forma, nas palavras de Paula, "deixa uma boa parte da população com o pé atrás".

Fora isso, a professora também destaca a imprevisibilidade eleitoral. Com a sucessão presidencial totalmente em aberto, "a falta de clareza em relação as propostas dos candidatos preocupam. Nesse cenário, as oscilações de uma maneira geral, são previsíveis, aumentando a instabilidade e a falta de confiança não só do empresariado, mas também do consumidor que, na dúvida, não coloca a mão no bolso."

Além disso, o alto índice de desemprego faz com que exista menos dinheiro em circulação, o que também desmotiva o investimento no país, já que, com o mercado pouco aquecido, o risco de não obter o retorno financeiro esperado com a aplicação aumenta. Até a greve dos caminhoneiros é um fator que pode estar contribuindo para a alta do dólar já que suas consequências demonstraram as fraqueza do país ao depender tanto de uma só categoria.

Você viu?

Impactos na população

Diferente de outros períodos de alta do dólar, porém, dessa vez a inflação, que é o índice que mede o aumento de preços dos produtos, parece estar sob controle. Ao contrário do que poderia se imaginar, o governo está tendo problemas para fazer a inflação subir e chegar aos números projetados por ele mesmo, já que a preocupação do consumidor está tão grande que os brasileiros não estão gastando.

Novamente, com baixa procura por produtos, os comerciantes não tem nem como aumentar os preços, caso contrário, venderão menos ainda. Mas se mesmo com o dólar alto, os preços não estão subindo, isso é um sinal de que a população não está ou vai sofrer os impactos da superdesvalorização do real?

Leia também: Receita libera primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2018

"Absolutamente", rechaça a economista, "o Brasil depende depende da importação de muitos produtos manufaturados, tecnologia de pontos, produtos químicos, medicamentos, veículos, bebidas, eletrônicos, até o pãozinho de cada dia fica ameaçado já que importamos uma grande parte do trigo que consumimos. Essa dependência deixa o Brasil extremamente vulnerável às flutuações do câmbio".

A tendência, portanto, é de que os empresários de setores que dependem das exportações estejam, por enquanto, assumindo os custos-extras da alta do dólar. Essa contenção dos preços, porém, se feitas durante muito tempo, podem levar muitas empresas à falência. Outra alternativa seria repassar esse aumento num momento futuro à população, fazendo com que a inflação disparasse de uma só vez ao invés de aumentar gradualmente.

Efeitos positivos

Mas nem tudo está perdido. Uma moeda desvalorizada também traz alguns benefícios, não é à toa que alguns países desvalorizam suas moedas artificialmente para aproveitar essas vantagens. No caso do Brasil, setores como o agronegócio e o turismo nacional podem comemorar a alta do dólar, mas por motivos diferentes.

Conhecido como o celeiro do mundo, o Brasil exporta muitos alimentos e "a desvalorização cambial pode significar um aumento das exportações e ajudar o país a equilibrar a balança comercial", afirmou a professora alertando para toda a cautela que é preciso ter ao fazer essa afirmação.

Na prática, a desvalorização do real, faz com que os produtos brasileiros se tornem mais baratos em comparação aos concorrentes internacionais e, portanto, a quantidade de produtos exportados aumente de forma que, geralmente, o saldo fica positivo na comparação com um momento de real mais valorizado.

Já setores como o turismo nacional se beneficiam por um motivo bem mais simples: ao invés de gastar com viagens internacionais, os brasileiros tendem a gastar mais com viagens nacionais mesmo, fazendo o dinheiro circular mais dentro do que fora do país. Segundo Paula Sauer "com o real desvalorizado, conhecer nosso lindo país passa a ser uma alternativa bastante atraente. Nessa hora, estimular essa indústia é o que de melhor pode ser feito."

Intervenções do governo

Governo tem alguns recursos para tentar conter flutuações do dólar e de outras moedas estrangeiras
Antonio Cruz/Agência Brasil
Governo tem alguns recursos para tentar conter flutuações do dólar e de outras moedas estrangeiras

O estímulo do governo para setores internos da economia nacional, porém, não é a única coisa que pode ser feita para minimizar os impactos ou para aproveitar a alta do dólar. Desde que a moeda norte-americana começou a disparar, o Banco Central tem "vendido" os dólares que tem na reserva justamente para aumentar a oferta da moeda no mercado nacional e assim abaixar seu preço.

Outro recurso que o governo adotou foi frear a queda de juros no país. Com investimentos cada vez mais vantajosos em países como os Estados Unidos, conforme falamos no primeiro tópico, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa de juros no patamar definido anteriormente (que já é o menor da história do país) para tentar voltar a tornar os investimentos no país mais interessantes se comparados internacionalmente.

O problema é que, com juros mais altos ou, no caso, "menos baixos", ao mesmo tempo que o país atrai investidores internacionais em busca de rendimentos maiores, a oferta de crédito para os consumidores diminui já que o crédito fica mais caro e a população não está muito otimista em relação às possibilidades futuras como também já explicamos anteriormente.

Leia também: Já é Copa do Mundo! Mundial deve movimentar R$ 20 bilhões na economia do país

A esperança, porém, é de que tais recursos do governo sejam capazes de conter a valorização do dólar antes que os impactos futuros se agravem. Só dessa forma, vamos conseguir evitar que a onda provocada por essa pedrada chegue até nós como uma "marolinha".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!