Dinheiro será depositado na conta indicada pelo contribuinte quando fez a declaração do Imposto de Renda (IR 2018)
shutterstock
Dinheiro será depositado na conta indicada pelo contribuinte quando fez a declaração do Imposto de Renda (IR 2018)

A Receita Federal (RF) liberou nesta sexta-feira (15) o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano (IR 2018) . Esse lote contempla também as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017.

Como sempre, no primeiro lote, entram os contribuintes com prioridade. Eles recebem hoje o crédito em conta da restituição, no total de R$ 4,728 bilhões. Esse montante será depositado na conta que foi indicada pelo contribuinte quando ele fez a declaração do IR 2018 .

Neste ano, são quase 2,5 milhões de pessoas com prioridade: idosos acima de 80 anos (228.921), entre 60 e 79 anos (2.100.461) e pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave (153.256). 

Como saber se fui contemplado pelo Imposto de Renda?

Para o contribuinte saber se teve a restituição liberada, é preciso acessar o serviço e-CAC disponível no  site da Receita . Nessa opção, é possível acessar o extrato da declaração do imposto de renda e checar se há inconsistências de dados identificados pelo processamento.

Caso tenha informações erradas ou desatualizadas, o próprio contribuinte pode corrigir os dados, por meio da entrega de declaração retificadora.

Você viu?

Também é possível verificar se a declaração foi liberada ligando para o Receitafone 146 ou pelo aplicativo da Receita.

Próximas restituições do IR 2018

A Receita Federal sempre libera as restituições em sete lotes, a partir de junho. Sempre no primeiro lote entram as pessoas que têm prioridade. Depois, nos lotes seguintes, o critério para a liberação é a data de envio da declaração.

Segundo o calendário da Receita, o próximo lote será liberado no dia 16 de julho. Já o terceiro lote terá liberação no dia 15 de agosto, o quarto, em 17 de setembro, o quinto, 15 de outubro, o sexto, 16 de novembro e o sétimo, em 17 de dezembro.

Leia também: Para ser justa, faixa de isenção do IR deveria ser de R$ 3,5 mil; entenda

A restituição do IR 2018 é corrigida pela taxa básica de juros, a Selic. Quanto mais tempo levar para o dinheiro ser liberado, maior será a correção. Neste primeiro lote, a correção será de 1,52%, referente ao período de maio a junho de 2018. A partir do momento em que a restituição é liberada para o contribuinte, não há mais nenhum tipo de remuneração.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!