Aeroporto de Viracopos (SP) foi eleito o melhor do Pais em 2018 pelos passageiros
Lúcio Daou/Viracopos
Aeroporto de Viracopos (SP) foi eleito o melhor do Pais em 2018 pelos passageiros

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito pelos passageiros como o melhor do País em 2018, de acordo com pesquisa de satisfação da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

Leia também: Justiça adia votação do plano de recuperação judicial de Viracopos

Viracopos alcançou o topo do ranking em três das quatro avaliações trimestrais respondidas por passageiros. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu nesta quarta-feira (13), no auditório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O Ministério da Infraestrutura anunciou os resultados dos quatro últimos meses de 2018, e Marcelo Sampaio, secretário-executivo da pasta, entregou o prêmio.

No último quadrimestre do ano passado, o aeroporto campineiro recebeu nota 4,8 em uma escala que vai de 1 a 5, enquanto a avaliação geral no ano foi de 4,71. Para a realização da pesquisa, foram entrevistados 19,8 mil passageiros em 20 terminais, que juntos concentram 87% do fluxo brasileiro.

A avaliação dos usuários leva em conta as categorias infraestrutura, facilidades ao passageiros, companhias aéreas, órgãos públicos e transporte público para acessar o aeroporto.

Leia também: Bolsonaro e Guedes devem discutir Previdência amanhã, diz filho do presidente

Recuperação judicial e situação de Viracopos

Aeroporto de Viracopos entrou com pedido de recuperação judicial em maio de 2018
Divulgação
Aeroporto de Viracopos entrou com pedido de recuperação judicial em maio de 2018

Desde que a gestão passou a ser comandada pela iniciativa privada, em 2013, Viracopos coleciona avaliações positivas, liderando dez pesquisas, divididas em todos os anos do período:

  • Terceiro e quarto trimestres de 2013;
  • quarto trimestre de 2014;
  • primeiro trimestre de 2015;
  • primeiro trimestre de 2016;
  • segundo e terceiro trimestres de 2017; e
  • primeiro, terceiro e quarto trimestres de 2018.

Sexto maior aeroporto do País (em movimento), segundo dados de 2017, Viracopos entrou com pedido de recuperação judicial em maio de 2018. Na época, a iniciativa foi apontada pela concessionária Aeroportos Brasil, que comanda o terminal, como a única solução para a dívida de R$ 2,88 bilhões do aeroporto – o primeiro do País a pedir socorro à Justiça.

De acordo com o secretário de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura , Ronei Saggioro Glanzmann, o governo espera uma "solução de mercado" para o aeroporto, mas já prepara para relicitar o terminal caso essa solução não se concretize. Segundo ele, uma nova concessão só ocorrerá caso a justiça decrete a falência da concessionária do aeroporto ou a Anac casse a concessão.

"Caso isso não seja possível temos um plano B, que é uma nova concessão do aeroporto, mas esse plano B só será disparado se a solução de mercado não ocorrer", afirmou Ronei, que destacou ainda que várias empresas têm procurado o governo federal e a concessionária para demonstrar interesse em investir no aeroporto de Campinas.

Segundo o secretário, em caso de novo leilão, Viracopos será licitado em um processo individual e não entrará nas próximas rodadas de concessão que o governo planeja . Em março, o governo licitará 12 aeroportos em um modelo de blocos. O mesmo modelo será usado também para licitar todos os outros aeroportos que hoje são administrados pela Infraero, que segundo Ronei será gradativamente extinta .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!