Inovação em atendimento no franchising
A inovação costuma ser vista como algo que agrega aos negócios, porém quando direcionada ao atendimento, nem sempre será uma tarefa fácil. Visando isso, algumas redes do franchising investiram em alternativas que pudessem ajudar nas decisões mais assertivas, como a Evolute, que após realizar uma pesquisa de satisfação com seus alunos constatou que 74% preferem ser contatados por Whatsapp. No intuito de melhorar a relação entre as franquias e os consumidores, é importante lembrar que um atendimento humanizado, de boa qualidade e com agilidade se tornam um grande diferencial.
Sobremesas de inverno
Durante o inverno é comum que o brasileiro evite consumir sobremesas geladas, o que faz com que donos de redes de sorveterias se preocupem com as vendas durante a estação. Em busca de alternativas, a rede The Shaky lançou a sobremesa Shakup, uma espécie de petit gateau na caneca, onde o bolo é servido acompanhado de duas bolas de sorvete e chantilly. A sobremesa se tornou um sucesso na rede e fez com que o faturamento crescesse em 30% na comparação entre 2016 e 2017, ressaltando a importância de procurar soluções para possíveis obstáculos de um negócio no franchising .
Parceria financeira
As fintechs estão cada vez mais populares no Brasil, principalmente pela agilidade que proporcionam ao mercado financeiro já que o processo costuma ser totalmente online. Com isso, algumas redes de franquias estão estabelecendo parcerias com empresas do setor financeiro, como o grupo TrendFoods e a fintech de financiamento coletivo (crowdfunding) Kavod. A parceria entre as empresas permitiu que em 2h30min fosse levantado R$ 140 mil em empréstimos para uma franquia da China In Box.
Crescimento econômico
Com a retomada progressiva da economia brasileira alguns segmentos do franchising vêm apresentando crescimento constante como o segmento de Serviços e Outros Negócios que registrou no primeiro semestre de 2018 crescimento de 8,0% no faturamento, conforme pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Para a rede Mania de Passar, o resultado positivo permite que a Classe C, que representa 49% da população do país, tenha um respiro e possa investir no próprio negócio, onde costumam procurar por franquias de baixo custo. Redes como a PremiaPão, Ceofood e É Seguro também vêem o reaquecimento econômico como uma boa oportunidade para investimento no ramo.
Logística
Conforme a pesquisa Custos Logísticos no Brasil, realizada pela Fundação Dom Cabral, as operações de logística no país equivalem a 12,37% do faturamento bruto das empresas no Brasil. Na busca de reduzir custos com logísticas, redes como a Khea Thai e a Champion encontraram alternativaspara o problema como otimizar os pedidos dos franqueados em um só e estabelecer parcerias com outros lojistas para tornar o valor do frete mais acessível. Vale ressaltar também a importância do planejamento e a análise do ponto comercial para evitar que os gastos com logísticas fiquem superiores ao esperado.
Você viu?
País do empreendedorismo
O Brasil alcançou em 2018 um número recorde de microempreendedores individuais ( MEI ). De acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, foram registrados 182 mil novos MEIs em agosto, o que representa um microempreendedor a cada 10 segundos. Tal resultado impulsiona diretamente o setor de microfranquias , principalmente os modelos de home based e home office que são bastante procurados por quem deseja crescer no empreendedorismo.
Engajamento social
A preocupação por causas e ações sociais é cada vez mais recorrente e faz com que diversas companhias sejam cobradas por seus consumidores e se torne um ponto a ser mais analisado do que a própria saúde financeira do negócio. Carregar um propósito unido a missão de uma empresa pode despertar uma conexão emocional aos clientes, que vão incentivar o negócio como o caso da rede de academias ecológicas, Ecofit que em um ano obteve um crescimento de 15% no números de alunos, além de ticket médio 4% superior ao esperado.
Hotelaria e Turismo
Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Hotelaria e Turismo apresentou a segunda maior alta do primeiro semestre de 2018 do setor. Conforme o balanço, o resultado positivo de 14,6% deve-se ao aumento das vendas de pacotes comerciais e remodelações de modelos de franquias das redes do ramo que acabam atraindo novos franqueados e impulsionam o setor, além de fidelizar a clientela.
Time do peito
Como uma nova estratégia, a rede de franquias YES! Idiomas acaba de fechar patrocínios oficiais com dois clubes de futebol rivais no Rio de Janeiro sendo o Club de Regatas Vasco da Gama e Fluminense Football Club, com contrato válido até o final da temporada em 2018. A rede não é a primeira do franchising a adotar a estratégia e vem atrás de redes como a OdontoCompany e Minds Idiomas. Entretanto, a YES! Idiomas é a pioneira com um investimento grande e ousado que pode ser alcançado por mais de 10 milhões de torcedores dos clubes cariocas.
Leia também - Desempenho do Franchising: confira quais segmentos mais cresceram em 2018
Estas foram as principais notícias do franchising na semana. Até a próxima!