Franquias Nacionais - A Associação Brasileira de Franchising (ABF) possui atualmente mais de 1.100 redes associadas no país. Com um setor que continua em constante crescimento, algumas  franquias visam a  expansão para o exterior o que permite ampliar a atuação da marca . Conforme dados da ABF , foram registradas 142 redes nacionais com operação em mais de 100 países só em 2017.

No franchising , a  internacionalização de franquias nacionais  é categorizada pela ABF por 3 estágios, o de envolvimento experimental, ativo e o de alto comprometimento, sendo que cada um deles representa a quantidade de países que uma rede já atua: 1 ou 2 países, 3 ou 4 países e 5 ou mais países, respectivamente. Das 142 redes presentes no exterior 68% estão em envolvimento experimental, 19% em envolvimento ativo e 13% em envolvimento de alto comprometimento.

iGUi e a internacionalização das franquias nacionais

iGUi, marca especializada na fabricação de piscinas, está entre as franquias nacionais em expansão internacional
Divulgação
iGUi, marca especializada na fabricação de piscinas, está entre as franquias nacionais em expansão internacional




Uma das redes que se destaca com as operações em outros países é a iGUi, marca especializada na fabricação de piscinas em P.R.F.V. (poliéster reforçado com fibra de vidro). Com 800 franquias em mais de 40 países, a rede acaba de iniciar as 5 primeiras operações da rede na Austrália, atuando nas cidades de Adelaide, Brisbane, Kingswood, Melbourne e Perth.

Você viu?

As 5 unidades em questão foram adquiridas por Michael Chapman, um empresário de 70 anos que já possuía um grande know-how na venda de piscinas na Austrália. Com contrato fechado em novembro de 2017 durante a Pool Spa Patio, maior feira do segmento de piscinas realizada em Las Vegas, foram necessários apenas 3 meses para iniciar a operação da primeira loja na franquia .

Do total dos negócios fechados no exterior, metade estão na Argentina. Segundo Luiz Filipe Sisson, presidente e fundador da iGUi, a internacionalização deu-se início no fim dos anos 90, quando uma empresa argentina os procurou para revender as piscinas da iGUi por lá. Pouco depois a crise se instaurou naquele país, atrapalhou os negócios, mas em vez de dar o caso como encerrado, Sisson optou por recuperar a empresa parceira. E, assim, acabou instalando uma unidade fabril no país, na província de Santa Fé, dando o primeiro grande passo para hoje em dia deter 60% do mercado argentino na venda de piscinas. Vale dizer que quando a marca chegou ao país não tinha concorrentes, hoje há quatro.

Leia também - Desempenho do Franchising: confira quais segmentos mais cresceram em 2018

Em 2008, a iGUi passou a figurar entre as franquias nacionais : implantou o sistema de franquias no Brasil e alguns anos depois na Argentina. E, na sequência, replicou toda essa expertise de expansão em Portugal, México, Caribe, Dubai, Jordânia e assim por diante. “A grande estratégia da empresa é levar as unidades fabris e replicar o que temos no Brasil lá fora, cultivando sempre a relação e a troca de experiência com cada país”, esclarece Sisson.

A iGUi segue com planos de expansão no franchising internacional. A expectativa da rede é de inaugurar, até o início de 2019, a primeira fábrica da rede nos Estados Unidos, localizada na cidade de Cocoa, na Flórida

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!