Empresário, você sabe quais métricas são importantes para seu negócio?
Guilherme Lima
Empresário, você sabe quais métricas são importantes para seu negócio?


Muitos  empreendedores ficam muito preocupados com os conteúdos das redes sociais, assim como o engajamento que as postagens têm obtido, mas esquecem de observar métricas essenciais para a melhor performance do seu negócio. Por exemplo, você, como empresário, sabe quanto gasta com o CAC (Custo de Aquisição de Cliente) ou o ROI (Retorno sobre Investimento)?

O CAC é um dos termômetros muito importante para  a saúde financeira e operacional de uma empresa. Por meio dele, calcula-se o quanto está sendo gasto, em média, para conquistar um novo cliente. Já o ROI mede o quanto tem retornado de seus investimentos em marketing e vendas, permitindo identificar quais estratégias trazem mais retornos.

Um CAC elevado pode indicar que a empresa está gastando demais para adquirir clientes, o que pode comprometer a lucratividade. Por outro lado, um CAC baixo pode sugerir que as estratégias de aquisição estão funcionando bem e que os clientes estão sendo atraídos de forma eficiente.


Para efetuar esse cálculo, é preciso somar todos os custos envolvidos ao processo de venda, incluindo marketing, publicidade, salários da equipe de vendas, e outras despesas operacionais, e dividi-lo pelo número de novos clientes conquistados.

Empresários que conhecem bem o seu CAC, ROI e as taxas de conversão conseguem tomar decisões mais assertivas para alocar recursos e esforços na empresa, como quais campanhas de marketing são mais eficazes ou quais canais atraem mais a atenção dos seus potenciais consumidores. Assim, é possível ajustar suas estratégias para melhorar a rentabilidade. 

Depois de observar o seu CAC e seu ROI, medir a taxa de conversão, que é quando dos seus potenciais clientes se tornaram consumidores pagantes, ajuda a entender a eficácia do seu funil de vendas.

Ter esses dados no foco do seu negócio é encontrar um equilíbrio onde o custo de aquisição não comprometa os lucros. Isso pode garantir o crescimento sustentável do seu negócio e ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso. 

Em vez de se preocupar com o engajamento em suas redes sociais, acompanhar as métricas não é tarefa apenas de grandes corporações, mas sim é o que tornará você em um "empresário" de fato.

Pequenos e médios empreendedores podem - e devem - utilizar essa ferramenta para garantir que estão no caminho certo para a trajetória de sucesso da empresa, ajustando as estratégias e maximizando os resultados.

Espero que assim você consiga se inspirar e ajudá-los a levar suas empresas ao próximo nível.

Com amor, Raquel.

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