Cultura organizacional: como melhorar o desempenho da empresa
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Cultura organizacional: como melhorar o desempenho da empresa


“O que o trouxe até aqui não será o que o levará adiante” é uma conhecida frase do empresário e escritor americano Marshall Goldsmith e traduz bem a ideia de que a cultura organizacional de uma empresa deve ser dinâmica.

‌Nem preciso dizer que o avanço da tecnologia e as rápidas mudanças no mercado de trabalho tornam essa afirmação ainda mais relevante, concorda? Mas, você sabe o que é cultura organizacional? 


O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, comportamentos e atitudes que definem a identidade de uma empresa e a maneira como ela se relaciona com seus stakeholders, ou seja, seus clientes, funcionários, parceiros e fornecedores.

Ela está diretamente relacionada à missão e aos objetivos de uma organização e deve ser coerente com as decisões e ações da companhia para que possa ser comunicada de forma clara e consistente.

‌Aspectos importantes da cultura organizacional

Quando a cultura organizacional está clara para os funcionários e eles se identificam com suas premissas fica muito mais fácil conseguir o comprometimento da equipe. Entre os pontos importantes que merecem atenção estão os tópicos abaixo.

Diversidade e inclusão

Abrir espaço para a diversidade e inclusão possibilita que a empresa atraia profissionais qualificados que, muitas vezes, são pouco vistos no mercado de trabalho. 

Equidade

Um ambiente onde há equidade garante que todas as pessoas sejam tratadas de forma justa e imparcial. 

Endomarketing

A boa comunicação interna é essencial para o sucesso de uma cultura organizacional. Contudo, é preciso ir além e investir em ações que consigam atrair e conquistar a atenção dos colaboradores.

Rotina de equipe

Cada funcionário precisa saber exatamente quais as suas atribuições e como executá-las diariamente para que tudo funcione. 

Treinamento

Capacitar os colaboradores é fundamental para fortalecer a cultura organizacional, afinal, quem está preparado e entende os objetivos do negócio, consegue exercer melhor suas funções

Jornada do cliente

‌Por outro lado, não se pode esquecer que os valores da empresa também devem estar presentes na criação das etapas que compõem a jornada do cliente . Dessa forma, é possível estabelecer um Customer Service que reflete os valores da companhia e ajude a construir uma marca forte. 

Facilite a compreensão da cultura na organização

É fundamental que todos tenham contato com a missão, com os valores e entendam qual a postura exigida no ambiente de trabalho.

Invista nas pessoas certas  - é importante contratar profissionais que tenham perfil compatível com a cultura organizacional da empresa.

Deixe clara a missão, a visão e os valores  - essas informações devem ser expressas e reforçadas com frequência.

Regras essenciais devem ser escritas - tudo que é importante precisa estar escrito e ser de fácil acesso a todos.

Incentive comportamentos desejados  - seja o exemplo e valorize as atitudes que corroboram com a cultura organizacional da empresa.‌

Construir uma cultura organizacional sólida e coerente requer conhecer e entender o que é importante para sua empresa, criando estratégias próprias tanto para envolver os funcionários quanto para conquistar os clientes. Para isso, muitas vezes, é preciso um olhar de fora que seja capaz de entender e executar esses valores.

Sua empresa tem clara a cultura organizacional? 

Com amor, 

Raquel Antoniette

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