Em um projeto de e-commerce, a engenharia de vendas online nem sempre tem a devida atenção, mas essa é uma etapa fundamental de qualquer operação de comércio eletrônico.
Leia também: Saiba o que sua controladoria precisa para te ajudar na tomada de decisões
A coordenação de processos de logística, tanto de entrega como de despacho, é uma tarefa inerente a qualquer negócio, e no e-commerce não é diferente.
O grande segredo nas vendas online é conseguir uma integração tal entre os processos, que possibilite um fluxo rápido e eficiente de pedidos, visando o melhor padrão de atendimento possível em uma loja virtual, um dos principais diferenciais neste segmento.
O e-commerce é um conceito extensível a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique transferência de informação através da internet. O comércio eletrônico é atualmente um dos mais importantes fenômenos da internet em ascensão sendo que o mesmo possibilita aos consumidores transacionarem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância.
O comércio eletrônico surge como um importante aditivo ao modelo de negócio convencional, ajudando a impulsionar as vendas a alcançar um público diferente. É ainda considerado uma ferramenta de marketing na divulgação de marcas e dos produtos e serviços associados.
Tipos de e-commerce
- B2B – os negócios entre empresas ou Business to Business
- B2C – os negócios que se dirigem aos consumidores ou Business to Consumer
E quais são as vantagens para as empresas com o E-commerce ??
- canal de vendas dinâmico, versátil e personalizado;
- exploração de novas oportunidades de negócios;
- eliminação das barreiras de localização e tempo;
- automatização do sistema de vendas;
- facilidade na transmissão de informações sobre produtos e marca;
- reduzido custo operacional;
- facilidade de acesso aos produtos.
Se no mundo físico as vendas merecem toda atenção possível, no mundo online não é diferente. Precisamos destacar atenção a questões simples e inerentes a qualquer operação comercial, seja ela física ou online.
Leia também: Governança corporativa como sistema de gestão; entenda
Fatores determinantes de uma boa venda online – e-commerce
- as informações de contato devem estar presentes e em local bem visível;
- a informação sobre cada produto deve ser clara e objetiva;
- devem-se evitar pop-ups, tentativas de captação de e-mails entre outras técnicas de marketing mais agressivas;
- a informação sobre o preço deve incluir todas as taxas e custos inerentes à compra de forma a não causar dúvida ao consumidor;
- em termos de pagamento e por questões de segurança para ambas as partes, deve-se evitar o uso de cartões de crédito. Assim, o recurso a métodos de pagamento como o paypal ou similares torna-se fundamental;
- o catálogo de produtos deve estar atualizado;
- parcerias bem consolidadas com fornecedores;
- sistemas de administração de estoques eficientes;
- integração entre a plataforma de E-commerce e sistemas de gestão de estoques;
- sistema de entrega eficiente e transparente;
- boa estrutura de logística reversa.
Numa plataforma e-commerce, o cliente é apresentado a uma vasta linha de produtos em cliques, desta forma, ele se sente motivado a realizar uma compra baseado em seus interesses. A qualidade apresentada pela loja virtual e a confiança que ela transmite é fundamental para a conclusão da venda, desta forma, a facilidade de navegação na ferramenta é preponderante.
Leia também: Novo presidente do BNDES inicia programa de desinvestimento em setembro
O e-commerce não deve ser o único meio de contato com os clientes, devem ser usados outros meios na divulgação dos produtos e serviços prestados, no entanto, deve-se encarar o e-commerce como mais uma importante ferramenta entre muitas que estreita o relacionamento com o cliente.