Tamanho do texto

Controladoria ajuda empresa a prever demandas de clientes, fornecedores e outros stakeholders, garantindo que objetivos desejados sejam alcançados

gráficos arrow-options
shutterstock
Controladoria ajuda a responder a cinco perguntas: O que?, Quando? , Onde? , Como? E Quanto?

Controladoria é o órgão ou departamento responsável por trazer eficiência à gestão ao exercer controle rígido sobre a corporação. A controladoria adota padrões de qualidade alinhados ao planejamento e ao orçamento empresarial. Para que o resultado dos trabalhos da controladoria seja efetivo, faz-se necessário a participação de todos os colaboradores, independente de sua hierarquia ou cargos que ocupam. 

Leia também: O executivo financeiro focado na estratégia; saiba a importância

O acompanhamento entre o que foi planejado e definido no orçamento empresarial é fundamental para que a empresa alcance seu sucesso. Afinal, em um mercado em constante desenvolvimento, novas demandas surgem e é preciso estar atualizado para garantir a competitividade. Paralelo a isso, ainda temos um cenário político instável que nem sempre contribui para o desenvolvimentos dos negócios, gerando alternâncias positivas e negativas na gestão das operações. 

Nesse cenário, é essencial prever demandas de clientes, fornecedores e outros stakeholders. É exatamente aqui que a controladoria deve atuar, garantindo que os objetivos desejados sejam alcançados.

Quais são os benefícios que a controladoria pode trazer ?

  •  redução de riscos estratégicos ao longo do tempo;
  • visão geral do mercado e como a organização se insere nele de tal forma que possibilite fazer previsões do futuro  mais precisas possíveis, tornando assim o processo decisório mais seguro;
  • aumento de produtividade, evitando retrabalhos e buscando eficiência em tudo o que faz;
  • diminuição de custos em todas as áreas de atuação;
  • gestão de custos e despesas em todas as áreas da empresa;
  • auxílio direto na formação do preço de venda; (em minha próxima coluna trataremos objetivamente deste assunto);
  • estratégia para captação de recursos com a definição de utilização de Capital Próprio ou de Terceiros como ferramenta estratégica para alavancagem dos negócios;
  • gestão adequada do fluxo de caixa da empresa e as formas com as quais ele deve ser financiado;
  • avaliação da produtividade e performance dos colaboradores.

 Enfim, quais as principais funções exercidas pela controladoria?

  • Planejar e aprimorar processos e etapas a fim de atingir objetivos pré-definidos;
  • Organizar a estrutura das atividades e processos para que se alcance as metas de forma objetiva e concisa;
  • Dirigir as tarefas de forma que a gestão se torne mais eficiente e que tenha subsídios para  controle das atividades;
  • Controlar através de ferramentas que possam medir a eficiência dos projetos através da comparação entre o que foi projetado e o que está sendo realizado de fato

Leia também: Governança corporativa como sistema de gestão; entenda

Desta forma, fica claro ressaltar que a controladoria abrange todo o sistema empresarial, incluindo desde a fase do planejamento até sua execução propiciando a segurança na tomada de decisões e isso serve para qualquer porte de empresa. Sua atuação deve facilitar através de informações assertivas e no “time” (tempo) correto e necessário para se decidir.

Como resultado final do seu trabalho, a controladoria deve gerar relatórios financeiros gerencias e de auditoria periódicos suportando e disponibilizando feedbacks sobre o orçamento empresarial e suas variações.  Deve disponibilizar análises financeiras, detalhes sobre margens operacionais e margens de resultados obtidas por item/ produto , por área e resultados consolidados de gestão.

A importância da controladoria na sua empresa é que ela poderá transformar seu processo de gestão auxiliando a resposta a cinco perguntas dos acionistas: O que?, Quando? , Onde? , Como? E Quanto?

Leia também: O que muda para servidores públicos com a reforma da Previdência

    Leia tudo sobre: