O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) de 2025 encerra nesta terça-feira (08).
Os candidatos que se enquadram nos requisitos podem f azer o pedido até as 23h59, do horário de Brasília, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que organiza o concurso.
Os resultados preliminares dos pedidos serão divulgados em 10 de julho. Caso tenha a solicitação negada, o candidato pode apresentar recurso em até dois dias, ou pagar a taxa de inscrição até o dia 21 de julho. A lista final dos isentos deve ser publicada no dia 18 de julho.
Quem tem direito a isenção?
De acordo com o edital do CNU 2025 , podem pedir a isenção da taxa de inscrição os candidatos inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea, participantes ou ex-bolsistas do Prouni e beneficiários ou ex-beneficiários do Fies .
A solicitação deve ser feita no momento da inscrição, no site da FGV disponível neste link .
Atenção para os documentos exigidos como comprovação para cada situação. Candidatos que fornecerem informações falsas serão eliminados do concurso em qualquer fase e poderão responder legalmente.
Inscrições
As inscrições para a segunda edição do CNU começaram no dia 2 de julho e vão até 20 de julho. A taxa de inscrição, para os não isentos, é de R$ 70.
As provas objetivas serão aplicadas em 5 de outubro, no formato de múltipla escolha. Para nível superior, serão 90 questões, divididas em 30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos.
No nível médio, serão 68 questões: 20 de conhecimentos gerais e 48 de conhecimentos específicos. A prova discursiva, aplicada em 7 de dezembro, terá duas questões para nível superior e uma redação para nível médio.
Veja o cronograma oficial
- Inscrições: de 2 a 20 de julho;
- Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 2 a 8 de julho;
- Pagamento da taxa: até 21 de julho;
- Prova objetiva: 5 de outubro, das 13h às 18h;
- Convocação para prova discursiva: 12 de novembro;
- Envio de títulos: de 13 a 19 de novembro;
- Prova discursiva (para habilitados na 1ª fase): 7 de dezembro;
- Procedimentos de confirmação de cotas: de 8 a 17 de dezembro;
- Divulgação da 1ª lista de classificação: 30 de janeiro de 2026.