Confiança do consumidor tem primeira melhora de 2023, diz FGV
Agência Brasil
Confiança do consumidor tem primeira melhora de 2023, diz FGV

Em março, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou um aumento de 1,6 ponto em relação a fevereiro, considerando o ajuste sazonal, segundo informações divulgadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta sexta-feira (22).

O ICC alcançou 91,3 pontos, recuperando-se após dois meses de queda. Entretanto, na média móvel trimestral, o índice teve uma diminuição de 0,6 ponto, marcando o sexto recuo consecutivo.

O Índice de Situação Atual (ISA) registrou um aumento de 2,1 pontos, atingindo 80,7 pontos, marcando a segunda alta consecutiva. Enquanto isso, o Índice de Expectativas (IE) avançou 1,2 ponto, chegando a 99,1 pontos.

"Esse é o primeiro resultado positivo do ano, elevando o indicador de um nível pessimista para moderadamente pessimista, acima dos 90 pontos", declarou em nota Anna Carolina Gouveia, economista do FGV Ibre.

“Apesar da melhora no mês, a dificuldade em alcançar níveis mais satisfatórios da confiança tem estado atrelado às limitações financeiras das famílias, como sugere a manutenção do indicador de situação financeira atual em níveis historicamente baixos”, finaliza Gouveia.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!