Líderes partidários da Câmara dos Deputados se reúnem nesta segunda-feira (21) com técnicos do Ministério da Fazenda para discutir os últimos pontos sobre o arcabouço fiscal
. A reunião acontece às 19h (horário de Brasília), na Residência Oficial da Presidência da Câmara.
Aprovada na Câmara no final de maio, a nova regra fiscal foi aprovada no Senado quase um mês depois, mas sofreu algumas alterações. São essas mudanças que precisam ser analisadas e votadas pelos deputados para, então, o texto ir à sanção presidencial.
Na reunião desta segunda-feira, os líderes devem discutir essas alterações do Senado, fazer acordos e organizar o calendário de votação. Na última semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), havia dito que é possível que a votação do texto aconteça no plenário da Casa nesta terça-feira (22).
Desentendimento com Haddad
A reunião de líderes deveria ter acontecido na última segunda-feira (14), o que poderia ter acelerado a aprovação do arcabouço fiscal, mas uma fala do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, causou desentendimento entre ele e os deputados.
Em entrevista, o ministro disse que a Câmara tem "muito poder"
, o que incomodou deputados. Segundo Lira, que rebateu a fala de Haddad, "não havia clima" para que a reunião fosse feita e para que o texto fosse votado na última semana.
"Ficamos surpresos. Eu acho que foi inapropriado. Talvez um relaxamento excessivo do ministro em uma entrevista", declarou o presidente da Câmara na última semana.