Segundo pesquisa Datafolha, cresceu o número de brasileiros que dizem acreditar que a situação econômica do país vai piorar nos próximos meses. Conforme os dados, 26% se dizem pessimistas quanto ao futuro da economia no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) . Em dezembro, de acordo com o instituto, o percentual era de 20%.
Já em relação às pessoas que esperavam uma melhora no setor econômico, o número caiu, passado de 49% para 46% — oscilação dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. Outros 26% acreditam que a economia seguirá com está hoje — em dezembro, esse dado era de 28%.
Anteriormente, o Datafolha também já havia mostrado que a economia é a área do governo com o desempenho mais criticado nestes três primeiros meses de governo Lula . Conforme o instituto, 15% dos entrevistas citaram a economia como o ponto em que a gestão do petista está pior.
No governo, há reclamações de que o setor econômico, liderado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad , é comprometido pela alta dos juros, que atualmente está em 13,75% ao ano.
A taxa é definida pelo Banco Central, chefiado por Roberto Campos Neto
, indicado ao cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O Datafolha ouviu 2.028 pessoas, de 16 anos ou mais, em 126 municípios pelo Brasil entre os dias 29 e 30 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Eleitores de Lula creem que ele fez menos do que o esperado
A pesquisa também revelou que, dos eleitores que votaram no atual presidente nas eleições de 2022, 25% acreditam que ele fez menos do que se esperava dele
.
Se considerarmos todos os eleitores, metade acredita que Lula poderia ter feito mais.
Apesar disso, a maioria que votou em Lula aponta estar satisfeita com os primeiros meses do novo governo e acredita que ele fez o que era esperado. Isso representa 37% dos seus eleitores declarados. Quando levamos em conta todo o eleitorado, esse número cai para 25%.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG