Lojas Americanas
Reprodução Twitter
Lojas Americanas "sem operador"

Segundo informações apuradas pelo jornal Folha de São Paulo, a Americanas iniciou nesta terça-feira (31) o processo de demissão de funcionários no Rio de Janeiro, cidade sede da varejista.

De acordo com a reportagem, o processo iniciou com funcionários indiretos da companhia, porém deve atingir trabalhadores contratados por CLT. Confira aqui os direitos dos funcionários das Americanas

Com a rapidez do processo de recuperação judicial, os funcionários não foram incluídos na lista de credores durante o processo de recuperação judicial. A companhia acumulou uma dívida de R$ 42 bilhões, e acionou a ferramenta no início de janeiro. 

Hoje, a Americanas conta com aproximadamente 44 mil funcionários diretos, e 60 mil indiretos.

Nesta segunda-feira (30), o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, se reuniu com representantes de centrais sindicais em São Paulo para debater sobre o processo de recuperação judicial da Americanas. Durante a reunião, líderes sindicais exigiram a garantia da continuidade dos empregos. 

Anteriormente, centrais sindicais entraram na justiça para pedir o bloqueio de R$ 1,53 bilhão das contas pessoais dos principais acionistas da Americanas como forma de garantia do pagamento de ações trabalhistas. Hoje, a empresa conta com 17 mil ações trabalhistas em curso. 

Uma manifestação de funcionários da empresa com líderes sindicalistas está marcada para acontecer nesta sexta-feira (3). Trabalhadores devem protestar por seus direitos na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro.

Questionada pelo Portal iG, a Americanas afirmou que está em processo de demissão de funcionários terceirizados. Confira a nota completa da empresa: 

A Americanas informa que não iniciou nenhum processo de demissão de funcionários. A companhia apenas interrompeu alguns contratos de empresas fornecedoras de serviços terceirizados. A Americanas atua nesse momento na condução de seu processo de Recuperação Judicial, cujo um dos objetivos é garantir a continuidade das atividades da empresa, incluindo o pagamento dos salários e benefícios de seus funcionários em dia. O plano de recuperação definirá quais serão as ações da empresa para os próximos meses e será amplamente divulgado assim que for finalizado.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!