O lucro líquido dos bancos nos últimos 12 meses atingiu R$ 138 bilhões, uma alta de 20% em relação mesmo período do ano anterior. Os dados foram revelados nesta quinta-feira (3) pelo Banco Central (BC) em seu relatório de estabilidade.
Além da alta em relação ao mesmo período do ano passado, o valor é 5% superior ao registrado em todo o ano de 2021, quando os bancos tiveram lucro de R$ 132 bilhões.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
De acordo com o BC, depois da recuperação alcançada em 2021, a rentabilidade do sistema bancário se consolidou próxima a níveis pré-pandemia.
"A rentabilidade do sistema deve se manter resiliente, mas o cenário econômico, marcado por condições financeiras restritivas e inflação elevada, exige atenção por parte das instituições. Eventual piora da atividade econômica e deterioração da qualidade do crédito pode afetar os resultados dos bancos à frente", afirma o BC no documento.
No relatório, a autoridade monetária também informou que o Pix continua crescendo, com alta mensal do volume de operações de, em média, 5%. "A maior parte das transações continua sendo entre pessoas, havendo potencial para expansão nos demais casos de uso", diz o documento.