A inflação de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) caiu 0,1% em julho e atingiu 10,2%. Essa é a primeira queda desde novembro de 2020.
A queda foi impulsionada pela redução no preço da energia elétrica em países europeus. O problema se tornou pior após a Rússia anunciar o fechamento de mais um gasoduto na semana passada, o que deve obrigar os países a tomar novas medidas para segurar os preços.
No total, 26 dos 38 países que participam do bloco apresentaram queda no valor da energia elétrica. O cenário, porém, pode mudar caso a União Europeia não encontre alternativas para segurar os preços nos próximos meses.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
Estados Unidos, Canadá e Alemanha foram os países que puxaram a inflação para baixo em julho. O Brasil, que busca seu lugar no grupo de países desenvolvidos, também apresentou deflação em julho.
Holanda e Colômbia foram os países a ingressarem na lista da inflação em dois dígitos. A Turquia continua liderando o ranking com inflação acima dos 80%.