Bolsonaro diz que acertou contratação de 1.250 vagas para PF e PRF
Reprodução/Youtube
Bolsonaro diz que acertou contratação de 1.250 vagas para PF e PRF

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (3) que serão chamados mais 625 candidatos já aprovados em concurso da Polícia Federal (PF), e outros 625 da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

O número apresentado representa um recuo, já que na segunda-feira  ele tinha acenado com um número maior: 1.000 novos contratados para cada força. Eles devem ser convocados dentre os aprovados em concursos públicos já realizados, mas o número é considerado insuficiente diante do déficit de vagas nas corporações. Só na Polícia Federal, por exemplo, a corporação calcula que há aproximadamente 1.500 vagas em aberto, dentre delegados, agentes e escrivãos.

O aceno por essa convocação de novos policiais vem em um momento no qual Bolsonaro é pressionado por uma reestruração das carreiras que previa reajustes salariais na faixa entre 16% e 20%, mas que foi travada pela equipe econômica do governo. Diante disso,  associações de policiais vêm fazendo críticas públicas ao presidente e apontando que a promessa foi descumprida pelo governo, já que houve  um anúncio de reajuste linear de 5% para todo o funcionalismo federal.

Leia Também

Na semana passada, o Congresso aprovou o projeto de lei número 1 (PLN 1), abrindo um crédito suplementar de R$ 2,6 bilhões para bancar despesas com pessoal e reforçar o Plano Safra.

"Ontem foi acertado mais 625 vagas para cada força. Foi o que deu para fazer com o PLN 1. Agora os demais, vai ter outra oportunidade, talvez este ano, acabando as eleições", disse Bolsonaro em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

No mesmo local, na segunda-feira, ao ser questionado sobre o assunto, o presidente acenou aumentar de 500 para 1.000 o número de candidatos a serem convocados em cada uma das duas corporações.

Diante dos apoiadores, Bolsonaro chegou a ligar para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, para solicitar um aditivo para dobrar o número de vagas. O presidente pediu que o ministro conversasse com o Ministério da Economia sobre as novas vagas.

"Anderson (Torres), você pediu quanto pra PF e pra PRF? Quantas vagas a mais para cada força você pediu? Se passar mil pra cada um, acha que dá pra resolver? Mil pra cada lado? Então faz um aditivo, pede mil vagas, já que você tá no limite teu, pede mil vagas para cada lado, tá ok? Pode ser?", disse Bolsonaro na segunda ao telefone com o ministro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!