Novo golpe na praça, e agora usando a Helô, uma assistente virtual que aparece apenas no Meu INSS. Os golpistas fornecem até alguns dados dos beneficiários e dão um protocolo para mostrar credibilidade.
Mas atenção: a ilustração da assistente virtual, que é um plantão de dúvidas, só pode ser acessada na web ou aplicativo. Ela nunca vai buscar o segurado pelo WhatsApp para ter uma conversa. Então, se receber um WhatsApp desses é preciso bloquear na hora.
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O INSS avisa que nunca entra em contato direto com a pessoa. Quando informa o cidadão por SMS, o número usado é o 280-41, e sempre que o INSS convoca o cidadão, fica registrado no Meu INSS. A convocação pode ser verificada também pelo telefone 135.
Para maior segurança, o beneficiário deve manter sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço, no Meu INSS ou pelo 135.
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Além disso, a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação, seja para agendar um serviço ou entregar algum documento: aplicativo/ site Meu INSS ou agência da Previdência Social - e isso com agendamento.
É bom saber que, quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.
Em caso de golpe, não esqueça de denunciar à ouvidoria, pela internet ou pelo telefone 135, e registrar um boletim de ocorrência, além de comunicar ao banco em que recebe o benefício.