INSS alerta para golpe usando a Helô, assistente virtual do aplicativo
Redação 1Bilhão Educação Financeira
INSS alerta para golpe usando a Helô, assistente virtual do aplicativo

Novo golpe na praça, e agora usando a Helô, uma assistente virtual que aparece apenas no Meu INSS. Os golpistas fornecem até alguns dados dos beneficiários e dão um protocolo para mostrar credibilidade.

Mas atenção: a ilustração da assistente virtual, que é um plantão de dúvidas, só pode ser acessada na web ou aplicativo. Ela nunca vai buscar o segurado pelo WhatsApp para ter uma conversa. Então, se receber um WhatsApp desses é preciso bloquear na hora. 

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia 

O INSS avisa que nunca entra em contato direto com a pessoa. Quando informa o cidadão por SMS, o número usado é o 280-41, e sempre que o INSS convoca o cidadão, fica registrado no Meu INSS. A convocação pode ser verificada também pelo telefone 135.

Para maior segurança, o beneficiário deve manter sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço, no Meu INSS ou pelo 135.

Leia Também

Além disso, a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação, seja para agendar um serviço ou entregar algum documento: aplicativo/ site Meu INSS ou agência da Previdência Social - e isso com agendamento.

É bom saber que, quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.

Em caso de golpe, não esqueça de denunciar à ouvidoria, pela internet ou pelo telefone 135, e registrar um boletim de ocorrência, além de comunicar ao banco em que recebe o benefício.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários