Após duras críticas do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que teria registrado um 'lucro absurdo' em um 'momento atípico no mundo
', a Petrobras divulgou um vídeo pelas redes sociais para se defender. Na campanha, afirma que seu lucro, embora bilionário, 'não é tão alto' e é 'proporcional ao seu investimento no país'.
Os ganhos recordes da Petrobras no ano passado, de quase R$ 107 bilhões, estão sendo o principal alvo de críticas contra a estatal diante da alta dos combustíveis. No último dia 11, a gasolina e o diesel passaram por reajustes nas refinarias, subindo 18,8% e 24,9%, respectivamente.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram
e fique por dentro de todas as notícias do dia
No sábado, Bolsonaro acusou a empresa de não ter "sensibilidade social". "A Petrobras demonstra que não tem qualquer sensibilidade com a população. É Petrobras Futebol Clube, o resto que se exploda", declarou à imprensa, durante passeio em Luziânia (GO).
Leia Também
No vídeo, a Petrobras rebate às declarações, dizendo que é "uma das empresas que mais investem no Brasil" e que "para entender o lucro, precisamos olhar para o percentual".
O locutor afirma que a taxa de retorno da empresa é de apenas 2% acima do custo da dívida, que a Petrobras pagou por hora R$ 23 milhões em impostos em 2021 e que gerou 10 mil empregos para cada bilhão investido em exploração e produção.
A peça também ressalta que a estatal beneficia mais de 4 milhões de famílias vulneráveis com um programa de doação de gás de cozinha e que fez contribuições para as vítimas das chuvas em janeiro e fevereiro. "O que importa para o Brasil importa para a Petrobras".