Trabalho temporário: veja seus direitos e dicas para ser efetivado
Agência Brasil
Trabalho temporário: veja seus direitos e dicas para ser efetivado

No fim do ano e em datas comemorativas (como Páscoa e Black Friday), muitas empresas acabam contratando mão de obra extra para dar conta do aumento da demanda. Lojas, supermercados e hotéis são alguns dos que optam pelo empregado temporário nesse período. Mas quais são os direitos desse tipo de contratado? O que fazer para sair do temporário e ser efetivado? O EXTRA foi em busca de especialistas para falar sobre o assunto e traz exemplos de pessoas que se encaixam nesse perfil.

Segundo Bruno Mendes Lopes, advogado trabalhista e sócio do escritório Bosisio Advogados, o contrato temporário é contemplado pela Lei 6.019, de 1974, e pode ter no máximo 180 dias de duração, com prorrogação de mais 90. Ele, geralmente, cria uma relação triangular, na qual estão envolvidas as duas empresas (contratante e usuária dos serviços) e o empregado.

"É uma espécie de terceirização. O funcionário temporário tem os mesmos direitos daqueles contratados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Muda apenas que o primeiro tem prazo para terminar, e o outro é indefinido. Entre os benefícios dos quais os temporários têm direitos estão alimentação, transporte, atendimento médico, treinamento, FGTS, INSS, férias e 13º proporcionais. A intenção da Lei é que a pessoas deixe de ser temporária e passe a ser efetiva na empresa. Então, os candidatos vêem nisso uma grande oportunidade", detalha o especialista.

Lopes aponta, ainda, alguns detalhes sobre os quais os candidatos precisam estar atentos para evitar cair em furadas.

"Veja se você tem os mesmos direitos dos empregados fixos, pesquise sobre a saúde financeira da empresa que está contratando e leia atentamente o contrato. Uma coisa importante para se saber é que se a empresa contratante não cumprir com seus deveres, a empresa que usou a mão de obra responde judicialmente", finaliza.

Recém-contratado por uma grande rede de supermercados como atendente de mercearia, Gabriel Pereira, de 19 anos, comemora sua primeira experiência profissional e já torce para ser efetivado ao fim do contrato, no próximo dia 31.

"Está sendo uma experiência única, conviver com os profissionais, atender os clientes. Todos os funcionários me ajudam muito e estou aprendendo muita coisa. Agora, é torcer para dia 31 eu ser efetivado. Entre meus pontos fortes estão a determinação, disponibilidade e atenção ao cliente", conta Gabriel.

Veja dicas para ser efetivado

O sonho de todo funcionário que começa como temporário em uma empresa é conseguir ser efetivado. Mas o que é preciso para atingir esse objetivo? A psicologa, especialista em RH e Desenvolvimento Humano da Degoothi (Developing Good Things), Cláudia Marchi, o trabalhador temporário tem os mesmos compromissos que um funcionário fixo, como respeito aos horários, dedicação com relação à ética, integridade do processo e a tratativa com os clientes.

Leia Também

"O temporário não pode achar que, por ocupar essa função, tem que performar diferente de um efetivo. Pelo contrário, ele tem que se dedicar muito mais para que a vaga, lá na frente, passando todos os prazos legais, vire efetiva. Se o temporário demonstrar um excelente desempenho, ele vai ficar na mente do empregador e, no futuro, quando houver uma vaga, poderá ser lembrado e assumir", ensina.

Cláudia dá algumas dicas sobre o que as empresas buscam quando decidem contratar funcionários extras.

"Elas buscam nos temporários aquelas pessoas que estão ávidas por fazer a diferença em um time. Então, chegam com muita energia, muito compromisso, querem encantar e deixar uma marca registrada. Os contratados devem performar sendo exemplos, inspiradores, ultrapassando metas. O temporário tem que fazer o melhor, aprender novas competências, ter humildade para assumir quando não souber algo e passar pela experiência com orgulho. Essa é uma oportunidade singela para transformar a vaga em efetiva ou até mesmo conseguir indicações para outras vagas", conclui.

A vendedora Bárbara Santos, de 24 anos, foi contratada no ano passado como Extra Natal na loja de roupas femininas Lizie, em Copacabana e foi contratada.

"Nos três meses de contrato temporário, nunca consegui bater minhas cotas. Mesmo assim, a empresa viu potencial em mim, estendeu em mais um mês minha contratação e mostrei resultados. Desde então, venho batendo as metas. Acredito que, na época, a gerente percebeu pontos fortes em mim, como meu pós-venda, meu atendimento e achou que eu poderia crescer. Fiz um ano de empresa no dia 5", orgulha-se.

Especialista em carreira e empreendedorismo, Welly Carvalho dá dicas para quem quer ser efetivado após um contrato temporário.

"Busque sempre destacar-se positivamente no que está fazendo, preste um atendimento de excelência e busque sempre surpreender, sem puxar saco, mas mostrando seu potencial. A taxa de contratação de temporários varia de acordo com a área, mas a média é de 30% dos temporários serem efetivados", calcula.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!