Touro dourado da B3: qual o significado do animal e qual o motivo da polêmica?
Reprodução Twitter
Touro dourado da B3: qual o significado do animal e qual o motivo da polêmica?

O touro dourado da B3 , uma estátua de uma tonelada instalada desde terça-feira em frente à sede da Bolsa de Valores de São Paulo, já virou meme, ganhou pichação e foi alvo de protestos e é o assunto mais comentado das redes sociais.

A imagem lembra a famosa estátua do touro de Wall Street - esta um pouco maior, de 3,5 toneladas, cenário para selfies de turistas do mundo inteiro que visitam Nova York.

Mas como o touro se tornou um símbolo da Bolsa de Valores e do capitalismo? É comum os analistas financeiros falarem em “ bull market ” - numa tradução livre, “mercado de touro”. Quem aplica em ações já viu a expressão em relatórios ou recomendações de investimentos.

O termo foi apropriado pelo mercado financeiro numa referência ao estilo de ataque do touro. O animal ataca para cima, jogando as vítimas para o alto, num movimento similar a um gráfico de ações em alta.

Na outra ponta, está o “bear market”, ou “mercado de urso”. E ocorre quando as ações estão em queda. O urso ataca suas presas para baixo, sufocando-as com as patas. Bullish e bearish market são assim, respectivamente, mercados em momento de otimismo ou pessimismo.

Mas, ao inaugurar sua estátua na última segunda-feira, a B3 e o seu parceiro Pablo Spyer, um influenciador digital, não poderiam ter escolhido momento pior. Esta semana, o Ibovespa, principal índice do mercado de ações brasileiro, atingiu seu menor patamar no ano – ou seja, a Bolsa nunca esteve num humor tão de urso como agora.

Leia Também

Um touro para chamar de seu

E se a estátua em São Paulo já gerou polêmica, quem é aficionado pelo tema e não teve a oportunidade de ir à B3 – ou conferir a original na Bolsa de Nova York – pode recorrer a outras estratégias.

Grandes varejistas e market places vendem réplicas em miniatura da estátua por preços a partir de R$ 58. Há até combos com o urso, a partir de R$ 120.

Polêmicas

O momento de crise econômica fez com que a estátua de ouro causasse indignação. Além de ser chamada de "cafona" e "brega" nas redes sociais, internautas criticaram o momento inoportuno para se investir numa estátua dessa natureza. 

Em dois dias após a inauguração, a estátua foi alvo de três protestos, o primeiro contra a fome , o segundo pedindo para  taxar os ricos e ontem à noite manifestantes fizeram um churrasco para moradores de rua na frente da B3

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!