Touro de Ouro da B3 amanhece pichado
Reprodução Twitter
Touro de Ouro da B3 amanhece pichado

A escultura do Touro de Ouro da B3, a Bolsa de Valores brasileira, amanheceu nesta quinta-feira (18) pichada com os dizeres: "Taxar os ricos". A intervenção foi feita pelo coletivo "Juntos". 

"A intervenção na escultura inaugurada em frente a Bolsa de Valores em São Paulo é parte da campanha do nosso movimento que busca dizer que Nem a fome, nem os bilionários deveriam existir: taxar os ricos para combater a crise", publicou o coletivo em rede social.

"Seguiremos buscando expor a contradição entre a existência de bilionários enquanto o povo vive a procura de ossos de boi e carcaças de frango", completou.

A deputada Sâmia Bomfim, do PSOL, compartilhou a publicação e protestou: "Nossa riqueza não será de poucos bilionários".


Ontem a escultura já havia sido alvo de protesto contra a fome , um dia depois de ser inaugurada. A ação foi feita pelo coletivo "Juventude Fogo no Pavio".

Inspirada pelo Touro de Wall Street, em Nova York, a B3 inaugurou na terça-feira (16) o seu próprio Touro de Ouro no centro histórico de São Paulo. A escultura ficará em frente ao prédio da instituição, na rua XV de Novembro.

Leia Também

"Um presente da B3, a bolsa do Brasil, de Pablo Spyer, e do artista plástico Rafael Brancatelli, para a cidade de São Paulo e o mercado financeiro brasileiro", disse a empresa.

Em Wall Street, a estátua de touro mais famosa do mundo, o Charging Bull, foi criada pelo artista italiano Arturo Di Modica, após uma quebra do mercado de ações de 1987. O monumento de cobre, então, foi inaugurado dois anos depois.

Além de estar presente nos Estados Unidos e, agora, no Brasil, a estátua de touro também pode ser encontrada em frente à Bolsa de Valores de Frankfurt, na Alemanha. Ela foi inaugurada em 1985, como parte da celebração dos 400 anos da Bolsa alemã.



    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários