Entregadores somam mais de 1,4 milhão, enquanto enfermeiros são 630 mil
Reprodução/Twitter/@jairomalta
Entregadores somam mais de 1,4 milhão, enquanto enfermeiros são 630 mil

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que o Brasil conta com 1,4 milhão de pessoas trabalhando em transporte de passageiros ou mercadorias por aplicativo. O número é duas vezes maior que o de enfermeiros, por exemplo, que somam 630.062 segundo o Cofen (Conselho Federal de Enfermagem). 

Em 2016, o número de pessoas trabalhando em aplicativo era de 840 mil, ou seja, cresceu 66,7% em 5 anos e já alcança 31% do total de 4,4 milhões trabalhando com transporte e armazenagem no país.

“Por conta da pandemia de Covid-19, houve redução ao longo de 2020, mas o número logo se estabilizou nos dois primeiros trimestres de 2021 em 1,1 milhão de pessoas ocupadas em transporte de passageiros no regime de conta própria, valor 37% superior ao do início da série, em 2016”, informou o Ipea.

Trabalhando com entregas de mercadoria o crescimento é ainda mais expressivo. Em 2016 eram 31 mil, agora são 278 mil, salto de 926%. 

“Com a ascensão das plataformas de aplicativos para entregas de mercadorias ou transporte de passageiros e o consequente avanço tecnológico que facilita mais contratações de curto prazo, é possível perceber que a quantidade de pessoas com empregos não tradicionais (como autônomos e trabalhadores temporários) teve um crescimento exponencial nos últimos anos”, afirmou o Ipea.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!