Agropecuária é o setor com maior queda no PIB, com queda de 2,8%
secretaria de agricultura e abastecimento/divulgação
Agropecuária é o setor com maior queda no PIB, com queda de 2,8%

A agropecuária recuou 2,8% no segundo trimestre de 2021, em comparação com os três primeiros meses do ano. A atividade teve a pior queda entre os setores do Produto Interno Bruto (PIB), que caiu 0,1% . As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado, a agropecuária apresentou seu pior desempenho desde o primeiro trimestre de 2019, quando houve um recuo de 2,9%. Um dos motivos para isso, segundo o IBGE, foi a inclusão da safra de café no cálculo. A produção de café está em sua bienalidade negativa - quando após um ano de produtividade alta, ela sofre uma queda, devido à necessidade de recomposição da planta.

Além disso, a produção também foi influenciada pela seca nas principais regiões produtoras de café, como Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. A crise hidríca também prejudicou o cultivo de outra safra: a do milho - muito afetada pelas condições climáticas. 

Outro motivo para a queda do PIB da agropecuária veio da soja. Nos três primeiros meses de 2021, a produção teve maior safra - já que a soja é colhida no início de cada ano. No segundo trimestre, no entanto, a colheita é menor, o que impactou no resultado negativo.

Ainda assim, a soja, junto ao arroz, foram responsáveis por uma alta no desempenho da atividade em relação ao mesmo período do ano passado. O PIB da agropecuária cresceu em 1,3%, comparado ao segundo trimestre de 2020. 

Confira os setores destaques no PIB do segundo trimeste de 2021: 

  • Agropecuária: -2,8%
  • Indústria: -0,2%
  • Serviços: +0,7%
  • Comércio: +0,5%
  • Importação: -0,6%
  • Exportação: +9,4%.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!