Dólar cai em dia de posse de Biden
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL
Dólar cai em dia de posse de Biden

O dólar comercial abriu esta quarta-feira (20) em queda frente ao real. Em dia de posse do novo presidente dos Estados Unidos , a moeda americana está sendo negociada a R$ 5,32, uma desvalorização de 0,39%.

No cenário doméstico, os investidores acompanham a decisão do Comitê de Política Monetária ( Copom ) sobre a taxa de juros no Brasil e também a vacinação contra a Covid-19 no país.

Segundo operadores, o câmbio segue o clima mais positivo no exterior. Outras moedas de países emergentes, como o peso mexicano e o rand sul-africano, também se valorizam frente à divisa americana.

Segundo relatório dos analistas do Bradesco, a expectativa de investidores é que o presidente Joe Biden apresente ao Congresso, ainda nos primeiros dias de governo, sua proposta para um pacote fiscal de US$ 1,9 trilhão, em um momento em que a economia norte-americana dá sinais de perda de vigor.

Você viu?

Embora se esperem modificações pelo Congresso no pacote, mais estímulos nos EUA significam mais liquidez que pode migrar para mercados de maior risco, como o Brasil , estimulando entrada de dólares e potencialmente baixando o preço da moeda.

Os investidores também aguardam a sinalização do Banco Central sobre os rumos da Selic , que está no menor patamar histórico, a 2% ao ano. Existe a a expectativa que o BC mantenha taxa, mas retire do comunicado a promessa de manter os juros nesse patamar, caso certos critérios sejam respeitados.

A percepção de que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil será lenta e sujeita a reveses eleva o temor sobre o ritmo de recuperação da economia e de que o governo possa elevar os gastos com uma nova edição do auxílio emergencial .

Também segue no radar as eleições para a presidência da Câmara e no Senado e os riscos de pressão por mais gastos públicos para estimular a economia.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários