O deputado Baleia Rossi
(MDB-SP), candidato à presidência da Câmara, disse que o ministro da Economia, Paulo Guedes
, deve propor uma nova rodada do
auxílio emergencial
ainda no início deste ano. As informações são do Estadão.
De acordo com Baleia, cabe a Guedes e sua equipe apresentarem a sugestão do benefício de forma a caber dentro do teto de gastos do governo federal. O deputado, que vem defendendo a volta do auxílio, indicou que a sinalização disto foi dada pelo deputado Arthur Lira (PP-AL), seu oponente na disputa pela presidência da Câmara.
“Quando Lira vem e copia o que eu falo, não acredito que ele tenha feito isso sem um comando do Palácio”, disse Baleia.
Em entrevista na segunda-feira (18), Lira comentou a possibilidade de prorrogação temporária do auxílio por um ou dois meses. Ele ressaltou, ainda, que isso deve respeitar o teto de gastos.
O deputado também defendeu a criação de um novo programa social , e disse que a volta do auxílio seria necessária apenas durante essa transição. Antes, Baleia já vinha defendendo a prorrogação do auxílio, mas ajustou recentemente seu discurso para reforçar a questão da responsabilidade fiscal .
Para Baleia, porém, não dá para fazer o auxílio
sem mexer nas despesas. “Até o meu candidato adversário agora começou a falar, antes ele me criticava e agora começou a repetir o que falo, diante desse momento que estamos vivendo é fundamental buscar uma forma de financiamento para o auxílio”, disse.