brasil de moedas
iStock
Prévia do PIB brasileiro acelerou 9,5% no terceiro trimestre após tombo histórico no início da pandemia

A atividade econômica do país subiu 9,5% no terceiro trimestre de 2020 na comparação com o trimestre anterior, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta sexta-feira (13).

Depois de uma queda histórica em abril, o  IBC-Br  vem se recuperando mês a mês, mas com uma velocidade menor em agosto e setembro.

Essa recuperação pode ser vista também nos setores, com a indústria voltando ao nível de produção pré-pandemia em nove estados. Enquanto isso, o setor de serviços , mais afetado pela crise, mostrou alta na atividade pelo quarto mês seguido, mesmo que não tenha recuperado as perdas da pandemia. Já o varejo subiu pelo quinto mês consecutivo , apesar da perda de fôlego em setembro.

O IBC-Br é considerado uma espécie de prévia do PIB por calcular o índice de atividade econômica, mas usa metodologia diferente do IBGE, responsável pelo número oficial.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) calcula uma contração de 5,8% na economia brasileira este ano. Essa expectativa está um pouco acima da feita pelo Banco Central, de queda de 5%, e do Ministério da Economia, que prevê 4,7% de redução no PIB.

O boletim Focus, que reúne as expectativas do mercado para os principais indicadores econômicos, mostra que o país deve ter uma queda de 4,8% no PIB este ano, seguido de uma alta de 3,3% em 2021 e de 2,5% nos dois anos subsequentes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!