A Coca-cola vai deixar de fabricar 200 marcas de refrigerantes, o equivalente à metade de seu portfólio. Segundo a norte-americana CNN, a companhia já havia anunciado que não produziria mais bebidas como Tab, Zico e Odwalla, mas informou que isso se estenderá a duas centenas delas.
Com a redução da produção, a Coca-Cola pretende se concentrar nos produtos mais lucrativos, como a tradicional Coca-Cola e a Coca-Cola Zero Açúcar, além de marcas que se encaixam em novas categorias, como o AHA, um seltzer com cafeína que a empresa lançou no ano passado.
Segundo a CNN, a Coca-Cola passou por momentos difíceis durante a pandemia por causa do fechamento de lanchonetes e restaurantes. No terceiro trimestre, a receita líquida caiu 9%, para US$ 8,7 bilhões.
No Brasil , ainda não há previsão de cortes. Procurada, a Coca-Cola disse em comunicado que "não há definições por enquanto no Brasil sobre mudanças no portfólio. Inovação é uma prioridade da empresa e do negócio, e um dos fatores que nos possibilitaram atravessar nesses últimos meses a crise provocada pela pandemia".
Segundo a empresa no Brasil, "um aprendizado dessa crise é o de que devemos concentrar esforços nas marcas maiores e mais fortes, e ser mais assertivos no desenvolvimento de novas bebidas. Para isso, precisamos continuar inovando e nos transformando".
O CEO global da empresa, James Quincey, não deu nomes específicos dos refrigerantes que serão cortados, mas disse que a categoria "hidratação" deve ter mais cortes (são marcas como Dasani, Powerade, Vitamin Water).
As vendas de água e bebidas esportivas despencaram 11% no terceiro trimestre por conta da pandemia.