O sistema de transferências e pagamentos instantâneos entra em funcionamento no dia 16 de novembro
Divulgação/BC
O sistema de transferências e pagamentos instantâneos entra em funcionamento no dia 16 de novembro

Nesta segunda-feira (5), está acontecendo a abertura do período de cadastramento do  Pix. Mais de um milhão de chaves foram registradas até 12h30, segundo o Banco Central (BC). O sistema de transferências e pagamentos instantâneos entra em funcionamento no dia 16 de novembro.

A “chave Pix” funciona como a identificação do usuário dentro do sistema. Assim como um TED pede por agência, conta, CPF e nome do beneficiário, o Pix vai precisar só de uma das seguintes informações: CPF ou CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória alfanumérica.

"É um número bastante expressivo, considerando que a gente está na fase inicial, são as primeiras pessoas que estão se movimentando para realizar os seus cadastros", afirmou Carlos Eduardo Brandt, chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central.

Você viu?

Cada pessoa física pode registrar até cinco chaves Pix para cada conta da qual for titular. No caso da pessoa física, o limite é de 20 chaves por conta. No caso do usuário ter mais de uma conta, é possível vincular chaves distintas em diferentes contas. No entanto, não é possível vincular a mesma chave a mais de uma conta. 

De acordo com Brandt, o Banco Central não registrou nenhum problema com a plataforma nesta primeira hora de cadastramento do Pix, só "questões pontuais" com algumas instituições.

"O que tivemos foram questões pontuais com algumas instituições, muito poucas, de fato tiveram uma questão de conectividade da primeira hora, o que é algo normal para algo que esta entrando em funcionamento, mas a plataforma de armazenamento das operações está plenamente operante e funcionando sem nenhum problema."

Com o Pix será possível  pagar boletos, contas de luz, impostos ou compras. Ele será mais um meio de pagamento e mais uma maneira de transferir recursos, como TED e DOC, com a vantagem de permitir operações em qualquer hora do dia e com mais rapidez.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!