Ministro da Economia, Paulo Guedes
Alan Santos/PR
Ministro da Economia, Paulo Guedes

Após dizer que a queda de 9,7% registrada na economia no segundo trimestre é um "som distante" do pior momento da crise, o ministro da Economia, Paulo Guedes , disse nesta terça-feira  (1) que o Produto Interno Bruto ( PIB ) pode crescer até 4,5% no ano que vem.

A declaração foi dada durante audiência pública no Congresso. Segundo Guedes, o PIB pode fechar o ano com queda de até 3,5% — projeção mais otimista que a oficial do governo, que hoje é de recuo de 4,7%. Para o ministro, é possível que a recuperação em 2021 seja na mesma proporção.

"Se este ano estamos caindo 3,5%, 4%, 4,5%, poderemos ser surpreendidos com um crescimento dessa mesma magnitude no ano que vem: poderemos estar crescendo 3%, 3,5%, 4%, 4,5%. Só depende do nosso ritmo de reformas", afirmou o ministro.

A projeção de Guedes é mais otimista que a de analistas do mercado, que preveem crescimento de 3,5%, segundo o mais recente Boletim Focus, do Banco Central. A expectativa oficial do governo é de uma retomada de 3,2% em 2021.

Segundo o ministro, indicadores antecedentes acompanhados pelos técnicos da Economia mostram uma recuperação mais rápida do que o esperado.

"A verdade é que está voltando e está voltando com dois dígitos (de crescimento). Crédito está vindo com dois dígitos, consumo de energia elétrica está vindo com dois dígitos, notas fiscais eletrônicas estão vindo com dois dígitos. Está vindo tudo devagar, voltando", afirmou Guedes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!