Brasil Econômico

bolsonaro
TV Brasil/Reprodução
Na eleição, Guedes era tido por Bolsonaro como um braço-direito, defendendo corte de gastos como forma de melhora econômica, mas essas medidas são impopulares e podem comprometer a reeleição de Bolsonaro em 2022

O presidente Jair Bolsonaro criticou a  proposta da equipe de Paulo Guedes para o Renda Brasil. Durante evento em Ipatinga, Minas Gerais, nesta quarta-feira (26), Bolsonaro disse que "a  proposta que a equipe econômica deu não será enviada ao parlamento". O presidente  se reuniu na terça (25) com a equipe econômica para discutir o Renda Brasil  dentro do pacote Pró-Brasil, que seria lançado ontem, mas  o evento foi adiado.

" Ontem discutimos a possível proposta do Renda Brasil. Eu ontem falei: tá suspenso. Vamos voltar a conversar. A proposta que a equipe econômica apareceu para mim não será enviada ao parlamento. Não posso tirar de pobres para dar para paupérrimos. Não podemos fazer isso aí", declarou Bolsonaro.

O presidente criticou propostas de Guedes sobre o orçamento para o programa social. "Como por exemplo, a questão do abono para quem ganha até dois salários mínimos, seria um 14º salário. Não podemos tirar isso de 12 milhões de pessoas para dar para um Bolsa Família ou Renda Brasil, seja lá qual for o nome desse programa. Ou o Brasil começa a produzir, a realmente fazer um plano que interessa a todos nós, o melhor programa social que existe – que é o emprego – ou nós estamos fadados ao insucesso",  criticou Bolsonaro.

ausência de Guedes no evento de lançamento do programa Casa Verde Amarela (novo Minha Casa Minha Vida) foi percebida como um mau sinal.  Guedes tem se isolado no governo Bolsonaro por defender o enxugamento de gastos.

Na eleição, Guedes era tido por Bolsonaro como um braço-direito, defendendo corte de gastos como forma de melhora econômica. No entanto, essas medidas são impopulares e podem comprometer a reeleição de Bolsonaro em 2022.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem sido visto nos bastidores como um possível substituto ao ministro Paulo Guedes em caso de  saída de Guedes do governo.

    Veja Também

      Mostrar mais