Aplicativo Caixa Tem, usado no auxílio emergencial, também é usado para o novo saque do FGTS e permite uso digital dos recursos liberados
Lucas Tavares/Zimel Press/Agência O Globo
Aplicativo Caixa Tem, usado no auxílio emergencial, também é usado para o novo saque do FGTS e permite uso digital dos recursos liberados

A Caixa Econômica Federal iniciou nesta segunda-feira (29) o saque emergencial  do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por meio do aplicativo Caixa Tem, para os nascidos em janeiro. Os cotistas poderão retirar até R$ 1.045 do Fundo. Neste primeiro momento, estão permitidos o pagamento de boletos e contas de água, luz e telefone, e a realização de compras, tudo pelo aplicativo.

Os depósitos são feitos em conta digital aberta pela Caixa, mas o resgate do FGTS em dinheiro só poderá ser feito a partir de 25 de julho, segundo mês de aniversário.

Terão direito aos saques os trabalhadores que tenham contas ativas (do emprego atual) ou inativas (de empregos anteriores) do FGTS. Cada trabalhador poderá sacar até R$ 1.045, independentemente do número de contas abertas em seu nome.

O aplicativo é o mesmo utilizado para os saques do auxílio emergencial . Ele permite realizar três transferências gratuitas para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias. As transferências seguem o mesmo calendário dos saques.

O app pode ser baixado de graça na Google Play para sistema Android ou na App Store para iOS. Caso não tenha cadastro, basta apenas conceder informações como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e número de telefone. O cadastro é realizado de forma semelhante ao do App FGTS .

Veja abaixo o passo a passo para utilizar as funcionalidades disponíveis para o saque do FGTS no Caixa Tem :

Como fazer compras

É possível fazer as compras nos estabelecimentos habilitados pelo Aplicativo Caixa Tem, sem precisar sacar o dinheiro. Para isso clique em “Pagar na Maquininha”. Automaticamente, a câmera do celular vai abrir. Aponte o  QR Code da câmera para o quadrado que aparece na maquininha.

Em seguida, confira o valor da sua compra e o estabelecimento e clique em “Confirmar”. O valor da compra será abatido do seu saldo total. Os estabelecimentos físicos (mercados, padarias, farmácias, etc.) que possuam maquininhas adaptadas para o recebimento de QR Code podem receber.

Há ainda a opção de fazer compras com o cartão de débito virtual . Basta clicar na opção com esse nome e inserir a sua senha do Caixa Tem para gerar o cartão. Diferentemente dos cartões físicos, o código de segurança do cartão vale por uma compra ou por determinado período de tempo. Segundo a Caixa, o e-commerce (lojas virtuais, sites, plataformas digitais, etc) que recebe na modalidade de débito pode receber o pagamento pelo cartão virtual de débito.

Como pagar boletos e faturas

O cotista também pode fazer o pagamento de boletos pelo aplicativo. Após entrar no app, selecione “Realizar Pagamento”. Na tela seguinte, você poderá digitar o código de barras do boleto ou ler o código com a câmera.

Você viu?

Caso escolha ler o código, clique nesse botão e aponte a câmera para o código de barras impresso no boleto. Para isso, você precisará autorizar o Caixa Tem a usar a sua câmera.

Você também pode clicar em “Digitar código de barras” caso queira digitá-lo ou colar os números copiados de outro aplicativo ou documento. Depois, selecione a conta que deseja usar para pagamento e clique em “Continuar”.

Se os dados do pagamento estiverem corretos, clique em “Sim”. Depois, basta digitar sua senha de seis números do Caixa Tem para finalizar o pagamento. O comprovante ficará disponível para compartilhar ou salvar. Basta clicar no botão ao lado direito do comprovante.

Consultar Saldo e Extrato

O saldo e o extrato têm significados diferentes. Para conferir como você usou o seu dinheiro, a melhor opção é verificar o extrato. Para isso, basta clicar em “Extrato”.

Nele, você vai ver como usou o seu dinheiro nos últimos 30 dias logo que abrir. Para ver o extrato de outros meses, basta clicar naquele que quer conferir.

Já o saldo pode ser visto na primeira tela do app, na opção “Mostrar Saldo”, que indica a quantidade de dinheiro que está na conta, mas sem apresentar o histórico.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!