Fechamento do comércio com as medidas de isolamento foi determinante para a queda da atividade econômica em abril
Rosavena Brasil/Agência Brasil
Fechamento do comércio com as medidas de isolamento foi determinante para a queda da atividade econômica em abril

No primeiro mês com impacto integral da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), a atividade econômica brasileira sofreu queda de 9,7% em abril na comparação com o mês anterior, aponta o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta quinta-feira (18).

Leia também:

prévia do PIB de abril reflete o impacto da pandemia na economia, com redução do comércio mundial e as medidas de isolamento social.

Na comparação com abril do ano passado, a queda é de 15%. O índice também aponta para uma redução de 6,94% no trimestre e de 4,15% no ano.

O IBC-Br é uma prévia aproximada do Produto Interno Bruto (PIB) calculada pela autoridade monetária e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, que hoje está em 2,25%.

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade em três setores: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

Já o PIB, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é mais abrangente e também se baseia, por exemplo, em índices de orçamentos familiares e inflação. É a soma de tudo que foi produzido no país.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!