Faltam 15 dias para o fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020. A Receita recebeu, até as 11h desta segunda-feira (15), 19.142.089 declarações, número que representa quase 60% da expectativa de entrega, que é de 32 milhões de documentos. Ao todo, cerca de 13 milhões ainda não entregaram as declarações.
Leia também:
- Sem correção, tabela do Imposto de Renda deixa de isentar 10 milhões de pessoas
- Auxílio de R$ 600 terá que ser declarado no IR do ano que vem; entenda
- IR 2020: saiba como pagar menos e receber restituição maior com declaração certa
O Supervisor Nacional do IR , Joaquim Adir alerta para que o contribuinte não deixe a entrega da declaração para os últimos dias. “É importante que o declarante junte a documentação e comece o preenchimento para o envio, a fim de se evitar atropelos de última hora, já que muitas dúvidas surgem nesse momento”, diz, em nota. Adir destaca ainda que, o quanto antes a declaração for regularmente enviada, mais rápido será o processamento e a restituição.
Para quem tiver dúvidas ou dificuldades no preenchimento da declaração, a Receita Federal , em parceria com diversas instituições de ensino, tem o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Segundo a Receita, por meio dele, o contribuinte recebe atendimento virtual e gratuito, para esclarecimentos.
No site da Receita , também estão disponíveis orientações sobre a Declaração do IRPF 2020.