Agência Brasil

Segunda onda da Covid-19 pode levar PIB do Brasil a cair 9,1% neste ano, segundo a OCDE
Edilson Dantas/Agência O Globo
Segunda onda da Covid-19 pode levar PIB do Brasil a cair 9,1% neste ano, segundo a OCDE

A economia brasileira deve apresentar queda de 7,4% neste ano, segundo previsão da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Essa retração pode ser ainda maior se houver uma segunda onda de contaminação pela Covid-19, chegando a 9,1% de queda do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos no país).

Leia também:

Segundo relatório publicado nesta quarta-feira (10) pela OCDE , a economia brasileira estava finalmente se recuperando de uma longa recessão quando veio o surto do novo coronavírus (Sars-Cov-2). E agora a previsão é que a economia sofra uma recessão ainda mais profunda, diz a organização.

Para a OCDE, a recuperação da economia será lenta e parcial, e alguns empregos e empresas serão perdidos. “O desemprego vai bater recorde histórico antes de recuar gradualmente”, avalia.

Para 2021, a previsão é de crescimento de 2,4% do PIB , no cenário com duplo surto deacovid-19. No cenário com apenas uma onda de contaminação, a previsão de expansão para o próximo ano é 4,2%.

Mundo

A previsão da OCDE para a queda da economia mundial é de 6% neste ano, em caso de controle do surto da Covid-19, com crescimento de 5,2%, em 2021. Se houver uma segunda onda de contaminação, a projeção de queda é 7,6%, em 2020, e expansão de 2,8% em 2021.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!