Ceagesp alagada em SP
Foto: Reprodução/Ceagesp
Ceagesp alagada em SP

O Entreposto Terminal de São Paulo, da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) amanheceu completamente alagado, nesta segunda-feira (10). De acordo com permissionários do local,  o volume de alimentos perdidos é grande.

Enel deixa casas sem energia após temporal em São Paulo

Os vendedores informam que pela infraestrutura não ser preparada para resistis as chuvas, a cidade de São Paulo pode ter problemas de abastecimento n esta semana. 

"O problema pode comprometer o fornecimento de hortifrutigranjeiros e pescados a feirantes, supermercados, quitandas, sacolões, peixarias e o varejo de alimentos em geral. Além da perda de mercadorias, muitas delas sob a água, a enchente no local bloqueia o trânsito e impede a entrada e saída de mercadorias", diz trecho de nota enviada à imprensa. 

Com chuvas em SP, Azul, GOL e LATAM têm voos cancelados; saiba o que fazer

Você viu?

Atualmente, a Ceagesp é fundamental para o abastecimento dos 12 milhões de habitantes da capital, ou dos mais de 20 milhões da Grande São Paulo.

Inaugurado em 1966, o local completa 54 anos em 2020. Mas, para os permissionários, o centro está espremido em área densamente ocupada e sem investimentos, além de não ter mais capacidade, tecnologia, infraestrutura e instalações compatíveis com o volume comercializado.

"As instalações obsoletas, deficiência de logística e infraestrutura defasada oneram os custos e provocam lentidão das operações, congestionamento do trânsito dentro e no entorno e desperdício de alimentos. As chuvas estão expondo a total inviabilidade do entreposto, cuja precariedade ameaça o abastecimento e coloca em risco a segurança", diz outro trecho da nota.

De acordo com a categoria, são 9,43 mil toneladas de alimentos por dia ou 3,4 milhões por ano. Para comercializar e dar vazão a essa imensa quantidade de mercadorias, 50 mil pessoas e 12 mil caminhões passam diariamente pelo entreposto, terceiro maior do mundo em volume. Para eles, é urgente que São Paulo tenha um novo centro de abastecimento com mais estrutura para os trabalhadores. 

Na manhã desta segunda, por meio de nota, a Ceagesp informou que todos os esforços estão sendo tomados para que a situação volte à normalidade o mais rápido possível. O órgão ainda não tem nenhum levantamento sobre prejuízos e perdas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!