Brasil não divulga dados sobre trabalho infantil desde 2017
Reprodução
Brasil não divulga dados sobre trabalho infantil desde 2017

Há dois anos, o Brasil não sabe quantas crianças e adolescentes estão trabalhando no Brasil. A última informação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo levantamento de uma das piores mazelas brasileiras, foi de 2016, divulgada no ano seguinte. Eram 2,3 milhões naquele ano.

Leia também: Após inflação maior, governo deve elevar salário mínimo para evitar 'vexame'

A divulgação dos dados de 2017 e 2018 sobre o trabalho infantil estava programada para junho do ano passado, passou para novembro, depois março deste ano e agora, segundo o instituto, deve acontecer em junho, já trazendo os dados de 2019.

Houve polêmica quando os números do de 2016 foram divulgados. O IBGE mostrou que havia 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalhando, número 66% menor que os 2,7 milhões de 2015. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) foi modificada, estabelecendo outros parâmetros para o que é considerado trabalho e provocou reação das entidades que atuam no combate ao trabalho infantil . O IBGE excluiu da conta as crianças e adolescentes que trabalhavam para o próprio consumo. Com a inclusão, o número subiu para 2,3 milhões.

"Precisamos saber o cenário de trabalho infantil para formular políticas públicas . Eles adiaram mais uma vez a divulgação. O trabalho infantil tornou-se uma questão menor e, sem os dados, o combate perde força. Há uma timidez em tratar o tema", afirmou a procuradora do Trabalho Ana Maria Villa Real, coordenadora nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, que vem participando das discussões sobre metodologia no IBGE.

Leia também: Entenda por que o trabalho infantil, defendido por Bolsonaro, é ilegal

Em julho do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro  afirmou em live no facebook que o trabalho dignifica "o homem e a mulher, não interessa a idade" e que trabalhou colhendo milho aos 9, 10 anos e não teve problemas por isso, o que provocou reação dos que combatem o trabalho infantil. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2007 e 2018, 261 crianças morreram trabalhando.

Você viu?

Segundo Maria Lúcia Vieira, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, as discussões são sobre como incluir o trabalho para o próprio consumo, os afazeres domésticos acima de determinada jornada por semana:

"Como o debate acontece com quatro instituições (Ministério Público do Trabalho, Unicef, OIT e IBGE), está demorando um pouco. Mas os dados já foram coletados e estão previstos para serem divulgados no dia 12 de junho, no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Vamos divulgar os números 2017, 2018 e 2019", prometeu.

Outra discussão na mesa é a de identificar os menores que estão nas piores formas de trabalho . Segundo Ana Maria, seria importante o IBGE conseguir identificar esse universo de menores, mas o instituto afirma que não é possível. "Com o questionário que temos hoje não é possível separar por piores trabalhos", defende.

Isa Oliveira, secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), afirma que a não divulgação dos dados já atrasa a formulação de políticas públicas para o combate ao trabalho infantil, principalmente os referentes ao período de crise econômica . Ela afirma que há dificuldade para empenhar recursos para ações de transferência de renda e políticas educacionais:

"As estatísticas servem não apenas para conhecer o universo pesquisado, mas subsidiar as decisões tomadas e ações, e estamos assistindo a uma paralisação das ações que eram implementadas no âmbito do Ministério da Cidadania . Há um total descaso e omissão no enfrentamento do problema. Esse (o combate ao trabalho infantil) é um compromisso maior", sustenta.

Leia também: INSS reajusta faixas de contribuição para trabalhadores da iniciativa privada

Segundo ela, apesar da impressão de crescimento do trabalho infantil nos últimos anos, somente as estatísticas podem mostrar o tamanho e as novas formas do problema público, muitas vezes oculto:

"Aquilo que é mais visível é que está crescendo, mas existem formas ocultas que só a estatística pode nos dar. Temos uma história construída de vanguarda no combate ao trabalho infantil e isso foi rompido. Esse cenário traz prejuízos para América Latina e Central. Cerca de 28% do trabalho infantil que ocorre na América Latina estão no Brasil", relatou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!