Janeiro é mês de oportunidades, novos desafios e também de se preparar para as possíveis entrevistas de emprego . Segundo a coach executiva Luciana Carreteiro a pergunta mais frequente em uma entrevista de emprego é “me fale de você”.
Como conseguir um emprego no mercado digital em 2020
“Essa frase é o fio condutor
da entrevista. O recrutador pode deixar você acabar ou ir interrompendo e conduzindo a entrevista a partir da fala”, explica Luciana.
Segundo a especialista, fundadora da Kyma Coaching, o tempo ideal para a resposta é de apenas dois a três minutos .
Pratique
É importante também ter em mente que não há espaço para improvisos na hora da entrevista. Por isso, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), orienta os candidatos a investir em preparação e autoconhecimento . Para a entidade, quem vai participar de uma entrevista deve se preparar com antecedência.
Rappi anuncia demissões enquanto iFood tem mais de 500 vagas de emprego
Segundo o site de recrutamento Michael Page a prática leva a perfeição”. “Vale praticar sua apresentação antes da entrevista para que você possa responder com confiança
e pareça mais relaxado”, orienta.
A plataforma de recolocação profissional vagas.com.br também tem dicas sobre essa pergunta tão relevante como comum no processo seletivo. Segundo o site, o candidato deve selecionar duas ou três características pessoais e o mesmo número de exemplos profissionais para trabalhar nessa resposta.
“Esses exemplos são muito importantes especialmente em uma entrevista por competências , em que o entrevistador busca situações reais que possam contar a sua história”, informa.
Você viu?
Além de boas respostas: 9 atitudes para evitar durante a entrevista de emprego
Luciana Carreteiro concorda e acrescenta que a prática pode ser adotada para outras perguntas
que também são frequentes.
“Prepare cinco cases de sua carreira que poderão encaixar nas perguntas mais frequentes: ‘me conte um caso onde você precisou convencer os outros’, ‘me conte uma situação de conflito e como você fez para sair dela’ ou ‘me conte seu maior orgulho profissional’”, exemplifica.
Se a dúvida é como começar a responder , uma realização profissional recente atrelada a uma característica pessoal pode ser uma boa solução. Para quem ainda não tem experiência profissional, relatar atividades e conquistas acadêmicas é uma boa alternativa.
O que não responder nessa hora
Um equívoco comum segundo os especialistas, mas que pode comprometer a entrevista, é cair em respostas de caráter muito pessoal . A pergunta é sobre o candidato como profissional, fugir desse objetivo pode decepcionar o recrutador.
Se alongar muito na resposta também pode distrair e mesmo fazer com que o entrevistador perca o interesse na resposta .
Segundo o vagas.com.br, o auto-elogio também deve ser evitado, como se descrever como “inteligente” ou “humilde”.
30 perguntas 'inacreditáveis' feitas em entrevistas de emprego: como responder?
“Se você disser que é inteligente
pode parecer arrogante. Em vez disso, diga que você pode aprender rápido ou tem bom raciocínio lógico”, ensina. Sobre a humildade
, o site recomenda deixar “o julgamento para o entrevistador”.
Alguns temas são mais espinhosos e durante uma entrevista de emprego podem ser evitados na avaliação do IBC. O Instituto orienta que na hora de falar sobre si mesmo evitar falar sobre: política, problemas com a antiga empresa, vida pessoal, religião, outras entrevistas que estiver participando, salários e horário de trabalho.