Quatro coordenadores e diretores de área entregaram seus cargos nesta quinta-feira
Licia Rubinstein/Agência IBGE Notícias
Quatro coordenadores e diretores de área entregaram seus cargos nesta quinta-feira

Quatro coordenadores e diretores de área do IBGE entregaram nesta quinta-feira (6) seus cargos por discordarem das ações da nova presidente do instituto, Susana Cordeiro Guerra. A informação foi antecipada pelo colunista do Globo Bernardo Mello Franco.

São eles Andrea Bastos, assessora da Diretoria de Pesquisas, responsável por substituir o Diretor de Pesquisas e principal interlocutora junto a área econômica da instituição; Marcos Paulo Soares,  responsável pela definição da amostra nas pesquisas realizadas pelo IBGE ; Barbara Cobo, da de População e Indicadores Sociais e a gerente Leila Ervatti.

Leia também: STF proíbe governo de privatizar estatais sem o aval do Congresso

Durante o lançamento da Campanha Todos pelo Censo 2020, uma carta assinada pelos profisisonais do IBGE que entregaram os cargos foi divulgada. No texto, são feitas críticas à nova formulação do Censo .

"É notório que o processo de discussão acerca da definição dos questionários censitários não alcançou os objetivos desejados por todos os técnicos da Instituição", ressalta a carta, que acusa a nova direção do IBGE de "encerrar inilateralmente o debate em torno do projeto censitário, ignorando categoricamente toda a estrutura formal de condução da maior operação estatística da América Latina".

Roberto Olinto, que foi presidente do IBGE entre 2017 e 2019, criticou a sua sucessora. Funcionário de carreira, ele lamentou a demissão do diretor de Pesquisas do instituto, Claudio Crespo, substituído recentemente por Eduardo Rios Neto.

"Por que estamos aqui defendendo o Censo? Isso não faz sentido. Nunca foi preciso. Nunca precisamos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) nem do Banco Mundial para fazer pesquisa. Somos exportadores de conhecimento", disse Olinto , em referência às declarações da nova presidente sobre buscar aconselhamento externo para a realização de pesquisas.

Leia também: Proibir cobrança de bagagem vai aumentar preço das passagens, dizem Gol e Azul

O ex- presidente também criticou o fato da nova presidência do Instituto embasar alguns cortes no questionário no fato de poder contar com registros administrativos para obter os mesmos dados. Segundo Olinto, esse procedimento está longe de ser imediato e o Instituto já vem trabalhando nessa integração há algum tempo.

"A presidente diz que vem para inovar. Mas o IBGE já trabalha com registros administrativos desde a década de 1980. Não se destrói um Censo para usar registros. Existem leis que dificultam o acesso. Em novembro do ano passado encaminhamos ao ministério do Planejamento um decreto-lei para ter acesso a microdados de registros e isso está parado até hoje", apontou Olinto.

Ele mostrou descontentamento também com o tratamento dado ao corpo técnico, que não participou da discussão do questionário final, que terá 76 perguntas, o da amostra, e 25, o básico que é aplicado a 90% das famílias.

"Cada vez mais ela (Susana) dá a entender que somos um bando de idiotas que precisa ser orientado em questões técnicas que fazemos há anos", reclamou Olinto, que se aposentou, após deixar a presidência. 

Olinto também reforçou o coro dos outros dois ex-presidentes do IBGE, Wasmália Bivar e Eduardo Pereira Nunes (2003-2011), que discursaram antes dele no evento em defesa do Censo. Os três pediram que os atuais diretores-servidores do Instituto não deixem seus cargos e façam resistência à nova presidência.

"Não saiam, resistam porque há uma tentativa clara de divisão. Dentro do IBGE há um crescente desacerto na equipe, tristemente", disse Olinto.

Leia também: Conheça os atores por trás da articulação pela Nova Previdência na Câmara

Wasmália lembrou que tradicionalmente os cargos de coordenação e gestão são ocupados por técnicos da casa e que isso tem de ser mantido para o "bem do histórico de excelência na produção de dados" do Instituto.

"O que for ordem indecente não cumpram, mas não saiam", disse Nunes.

Os apelos parecem ter sido direcionados a diretores de pesquisas do Instituto que, descontentes com a nova presidência, têm ventilado a possibilidade de apresentar uma carta conjunta de demissão. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!